Movimento Ecos inicia campanha “Lixo Zero”

Com a celebração da Semana do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (8), o Movimento Ecos realizou o lançamento da campanha Lixo Zero, na cantina da Dom Helder e EMGE. Os professores Luiz Antônio Chaves e José Cláudio Junqueira se reuniram com estudantes, participantes do Ecos, e o professor Elmo Júlio, representante de escolas parceiras, com o intuito de incentivar a comunidade acadêmica a coletar todo o material reciclável (como garrafas pet, plásticos, copos descartáveis) do ambiente.

Eles fizeram uma dinâmica de descartar uma garrafa pet no chão e ver em que momento alguém no local iria pegá-la e depositá-la no local correto. Foram várias pessoas que passaram, quase chutaram o objeto e não o observaram, até que a aluna Clara o descartou corretamente e recebeu aplausos da equipe Ecos. Ela disse que “é bom que a gente se revolte com isso e possamos construir um mundo melhor e mais sustentável.”

Na cantina, o Ecos já está realizando a coleta de todos os resíduos orgânicos para compostagem, e restos de gorduras e óleos que seriam descartados. “A gente queria contar com a cooperação de cada aluno para que, ao sair da mesa, deposite o seu lixo corretamente nos containers identificados”, disse o professor Luiz Chaves. As embalagens devem estar limpas para que possam ser enviadas para reciclagem.

O Movimento Ecos realiza, há mais de 10 anos, atividades na área ambiental e educação ambiental nas instituições de ensino médio de Belo Horizonte, onde trabalha com mais de 300 escolas. Também, já foi reconhecido como o melhor movimento de educação ambiental de Minas Gerais e mais de 2 milhões de alunos já passaram pelos seus projetos.

O professor José Cláudio destaca que nossa instituição tem gerado lixo demais e completa: “Semana passada levamos mais de 312 lâmpadas que estavam no depósito da Escola. Queríamos a colaboração dos alunos, para que os materiais que usarem – sobras de garrafa pet, papel, papelão, plástico, embalagens – não sejam descartados no lixo comum, mas sim nos containers de reciclagem. Porque, com a colaboração da cantina, serão doados para as associações de catadores”. Toda a ação da campanha Lixo Zero é um trabalho de cunho ambiental muito grande, de reaproveitamento de materiais, e também socioeconômico. Como disse o professor convidado, Elmo, “a causa ambiental vive de sensibilidade, atitude e compromisso”.

Em breve, o Movimento Ecos irá instalar containers para depósito de pilhas, baterias de celular e relógios, e lâmpadas.