Por Izabel Andrade
Docente da disciplina Saneamento Ambiental na EMGE
No dia 25/11/19, os estudantes do 5º período do curso de Engenharia Civil da EMGE apresentaram seus trabalhos da disciplina Saneamento Ambiental em banners no hall da instituição. O objetivo do trabalho foi propor soluções urbanísticas e sanitárias para as principais regiões de Belo Horizonte que sofrem com enchentes e inundações. Dentre essas, destacam-se as regiões da Vilarinho, Prado, Santa Mônica, Santa Terezinha, Palmares e Betânia.
Além dos banners, os alunos apresentaram também, em sala, seminários sobre o tema em estudo e realizaram visitas técnicas aos locais para verificarem a atual situação dos mesmos.
Esse trabalho proporcionou uma visão crítica sobre as questões ambientais e sanitárias que BH sofre na prática. Ter essa visão possibilita que os alunos, como futuros profissionais da área de engenharia, estudem e busquem por soluções para os problemas observados. BH precisa de muitas intervenções, principalmente urbanísticas, a fim de sanar de vez os problemas com as enchentes e inundações que vem causando perdas materiais e humanas nas últimas décadas.