Estudantes são selecionadas para 17ª Contecsi Virtual

As estudantes Bruna Cardoso Nunes e Camila de Oliveira, da Dom Helder Escola de Direito, foram selecionadas para a apresentação de artigo na 17ª Contecsi Virtual, que acontecerá de 7 a 9 de outubro. A conferência internacional tem o objetivo de incentivar a multidisciplinaridade nas áreas de sistemas de informação, tecnologias da informação e ciência da informação.

O artigo “Efeitos e projeções sobre a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o papel do encarregado” foi elaborado pelas alunas dentro do grupo de iniciação científica “Gestão e Segurança da Informação” da Dom Helder e da EMGE, coordenado pelo professor Cláudio Pessoa. De acordo com o docente, a participação das alunas tem importância ímpar para o enriquecimento das pesquisas que estão em andamento.

“É muito interessante a participação de nosso grupo no Congresso, em primeiro lugar para que possamos mostrar nossas pesquisas, com temas muito atuais em um congresso internacional. Outro ponto relevante é dar à nossas alunas a experiência da pesquisa acadêmica, bem como a convivência e contato com grandes pesquisadores (de todo o mundo) e temas que podem ampliar a visão e campo de pesquisa das Escolas”, comenta o docente.

O trabalho das estudantes analisa a mudança de comportamento das empresas a partir da vigência da LGPD. Vale ressaltar que a lei entrou em vigor em agosto passado e acarretou diversas mudanças no uso de dados pessoais pelas empresas. A LGPD tem o objetivo de padronizar e proteger o uso dessas informações, uma vez que antes da regulamentação, eles podiam ser vendidos e compartilhados entre empresas.