Entrevista

Quando o Jesuíta Paulo U. Stumpf SJ assumiu o desafio de constituir em Belo Horizonte uma Escola Superior Especializada em Direito, no ano de 2002, talvez poucos acreditavam no potencial de mais um Curso de Direito no Brasil. Hoje, a Escola Superior Dom Helder Câmara está entre as melhores instituições do Brasil. Seu Curso de Direito foi considerado pelo ranking do Jornal Folha de São Paulo / 2015 entre os vinte melhores do Brasil e o 3º melhor de Minas Gerais. Desde sua origem, a Dom Helder obteve conceito máximo no MEC. Agora, o Reitor da Dom Helder, na condição de Diretor Executivo da EMGE, confessa que está apaixonado por este novo desafio: fazer da Escola de Engenharia de Minas Gerais – a EMGE, uma Instituição de referência em Engenharia.

Domtotal – Padre Paulo, em que consiste a rede internacional das universidades jesuítas?

Padre Paulo – A Companhia de Jesus, a partir do seu fundador, Santo Inácio de Loyola com um grupo de universitários de Paris, desde seu início, teve a educação como um carisma a serviço do desenvolvimento científico e cultural da humanidade. Os jesuítas, presentes nos mais diversos países, foram constituindo universidades, cada uma com autonomia própria e sustentabilidade econômica. Esta Instituições ligam-se entre si através de uma grande rede internacional através da Pedagogia Educacional, de um modo próprio de gestão acadêmica, da Espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e de intercâmbios científicos e culturais de seus estudantes e docentes.

Domtotal – A Pedagogia de Santo Inácio de Loyola, a Pedagogia Inaciana, foi aplicada com êxito notável na Dom Helder. Como se efetiva esta Pedagogia no Ensino de Engenharia?

Padre Paulo – Tal como na Dom Helder, a Pedagogia Inaciana tem na EMGE um Núcleo de Ensino Personalizado. E este é um dos fatores mais importantes na eficácia do ensino. Através do ensino personalizado, a Pedagogia Inaciana possibilita aos estudantes desenvolver ao máximo seus potenciais pessoais e superar desafios causados por eventuais lacunas em sua aprendizagem anterior. Em conjunto com docentes e estudantes, o ensino personalizado perpassa as engenharias desde os fundamentos conceituais das aulas teóricas ao ensino prático de laboratórios e de estágios nas empresas.

Domtotal – Em que, exatamente, o fato da EMGE ser especializada em Engenharia significa um diferencial na qualidade do ensino?

Padre Paulo – A complexidade do mundo atual, sem dúvida, requer um conhecimento multidisciplinar. Contudo, se um Curso de Graduação não tiver na sua área específica uma formação sólida no que lhe é próprio, a interdisciplinaridade tende a se perder numa confusão pluridisciplinar de conhecimentos genéricos e sem consistência técnica e científica. Numa instituição especializada em Engenharia, pedagogia, metodologia, didática e técnicas de ensino, biblioteca e laboratórios são apropriados para desenvolver ao máximo o conhecimento nesta área. Tal seriedade possibilitará aos estudantes da EMGE, já durante a Graduação, estabelecer diálogo interdisciplinar com estudantes e docentes da Rede Internacional dos Jesuítas e de outras instituições de excelência, partindo de um patamar de elevada qualidade acadêmica.

Domtotal – Na sua percepção, quais são os mais significativos desafios atuais de um estudante de Engenharia?

Padre Paulo – O contexto atual da formação do engenheiro pode ser compreendido a partir da chave de leitura das relações internacionais globais. Profissional algum estará se preparando para o futuro se não tiver possibilidades efetivas de interagir com instituições internacionais para acompanhar o que existe de mais inovador em tecnologia e criatividade para buscar soluções que sejam econômicas e ambientalmente sustentáveis para o desenvolvimento da humanidade. Acredito que participar da Rede Internacional de Universidades Jesuítas é um grande diferencial para nossos estudantes de Engenharia. E para mim, isto é um desafio apaixonante! Nós podemos e já estamos fazendo da EMGE uma instituição a serviço do povo mineiro, com qualidade de excelência e em interação com os melhores cursos internacionais de Engenharia.