Por Lindon F. Júnior
Estudante do 4º período de Engenharia Civil na EMGE
Membro da Atlética Castores
Estagiário do CSI-EMGE
Em novembro do ano passado (2019) tive a oportunidade de participar do Startup Weekend (SW) – Education, em Belo Horizonte. Foi uma experiência única, de valor inestimável que me trouxe grande bagagem para enxergar como é empreender e dialogar sobre o empreendedorismo.
O evento aconteceu em um momento que, para mim, não poderia ser melhor. Havia acabado de cursar a disciplina de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na EMGE, com o professor Mateus, e já estava colocando em prática o conhecimento adquirido. Um dos grandes desafios que encontrei na disciplina foi também o que encontrei junto ao meu grupo no SW – a dor do mercado. Ficamos praticamente um dia inteiro, dos três de evento, validando nossa ideia, comprovando que estávamos realmente atendendo uma dor do mercado. Essa era uma das principais etapas do evento e, se analisar bem, é também uma das principais etapas, se não a principal, no desenvolvimento do seu empreendimento antes de sair do papel.
No SW aprendi sobre alguns termos que nunca havia ouvido falar antes, tais como “9box” e “OKR”. Termos estes que estão relacionados a área de Recursos Humanos, mas que trazem à luz o desenvolvimento da empresa como um todo, pensando e valorizando também o lado humano.
Este aprendizado me trouxe uma conversa que nunca vou esquecer. Ouvi uma vez que a sorte é a mistura de preparo e oportunidade, pois assim foi. Estava em uma concessionária de veículos novos em Belo Horizonte, na qual tenho um certo nível de amizade com o gerente de vendas. Neste dia, havia no local um gestor nacional da marca, uma das líderes de venda no Brasil, e tive a oportunidade de conversar com ele. Foi algo em torno de uma hora de conversa, mas que toda a bagagem do SW, todo o aprendizado e principalmente a compreensão destes termos, renderam uma conversa que ele simplesmente parou o que estava fazendo para me ouvir. E toda a conversa foi guiada pela noção política e de mercado que adquiri nas aulas do professor José Antonio nas disciplinas de Introdução a Engenharia e Engenheiro no Mercado.
Agora em janeiro parte do meu grupo do SW se reuniu para analisar a possibilidade de desenvolvermos a ideia que tivemos no evento. A partir dessa reunião, mais conteúdos que foram abordados na disciplina do professor Mateus vieram a tona, como pesquisa dos concorrentes, desenvolvimento do MVP (Produto Mínimo Viável) e a próxima etapa que definimos é de desenvolver o Canvas.
Foi uma oportunidade única no meu desenvolvimento pessoal e profissional ter participado do evento.
Deixo meus agradecimentos aos professores pelo conhecimento adquirido e à EMGE pelo apoio.