Está chegando a terceira edição do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) com o apoio do CREA-MG (Conselho regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais) e do CREA-Jr (movimento que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classes e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia).

Com o intuito de estimular a difusão da cultura matemática e de identificar novos talentos dessa ciência, a EMGE oferece a oportunidade para jovens e adultos não matriculados em instituições de ensino superior, com idades a partir de 17 anos, de competir em busca de premiações como bolsas de estudo e uma viagem para a Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

O campeonato ocorrerá ao longo do ano letivo, em nova data e em três etapas: inscrição, tarefas online e competição final. A primeira acontecerá do dia 10 de junho ao dia 22 de julho. Os interessados deverão se inscrever em equipes, sendo uma dupla de competidores (a partir de 17 anos) e um professor treinador. Não é necessário que os membros da equipe sejam da mesma escola e não há limite de equipes por professor ou colégio.

Todas as informações sobre datas e tarefas serão disponibilizadas aos competidores via portal próprio do CEM, que conta com um aplicativo para smartphones, tablets e também estará disponível em versão web. É possível também acessar mais informações pelo site da EMGE (emge.edu.br).

Os ganhadores do primeiro lugar do CEM conhecerão o centro de visitas da NASA, o Kennedy Space Center na Flórida, Estados Unidos. Todas as despesas relacionadas a passagens, diárias de hotel e vouchers de entrada serão custeadas pela EMGE. Se a situação de saúde pública mundial não estiver sanada até a data da premiação, a mesma será resguardada para quando houver condições sanitárias para que ocorra.

Além das viagens, 30 bolsas de estudo para cada curso da EMGE (Engenharia Civil e Ciência da Computação) serão distribuídas para os participantes a depender da nota obtida no campeonato. As regras de utilização das bolsas estão disponíveis junto ao estatuto do torneio.

O objetivo do campeonato, além de promover a competição através da matemática, é desmistificar sua rigidez. Aliado a isso, o CEM pretende contribuir para a valorização profissional dos professores, promover a inclusão social, contribuir para a melhoria da qualidade da educação, aprofundar a integração entre ensino e extensão e fortalecer o vínculo entre a Instituição de Ensino Superior e a sociedade.

Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail cem@emge.edu.br ou pelo WhatsApp (31) 99981-1438.

Acompanhe as redes sociais da EMGE (@emgeoficial) e do CEM (@cem_emge) para informações em primeira mão.