Os critérios centrais do programa de avaliação institucional da Escola de Engenharia de Minas Gerais estão referidos à relevância do desenvolvimento institucional e serviço prestado a sociedade; às necessidades do desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e econômico da sua região de abrangência; à capacidade de produção do sistema universitário brasileiro como um todo; à sua especificidade da Escola no ensino superior, voltado para a formação profissional e do cidadão aos princípios e diretrizes que regem o seu projeto político-pedagógico institucional.
A EMGE assume como objetivo institucional a formação personalizada de seus profissionais, a fim de que se conscientizem da importância de seu papel social e atuem no processo de construção de uma sociedade pautada por valores éticos, sociais, humanísticos e ecológicos, e capacitados para a atuação no cenário técnico-científico e sociopolítico;
A EMGE assume como diretrizes de sua prática pedagógica os seguintes compromissos:
- adoção de grades curriculares flexíveis para seus cursos de forma a romper com a concepção de educação como simples fornecimento de informações;
- valorização de Disciplinas acadêmica práticas ou com máxima interação entre a prática e a teoria, de forma integrada à reflexão do fazer técnico, com o intuito de propiciar uma formação ampla e humanística, autônoma e criativa, coadunando com os princípios pedagógicos das IES Jesuítas; c) ênfase na inter e transdisciplinaridade buscando formar profissionais com capacidade de análise e articulação de conceitos e interpretação crítica das Disciplinas acadêmicas ofertadas, fomentando competências e habilidades indispensáveis à aprendizagem;
- ênfase na interação entre ensino, pesquisa e extensão proporcionando um efetivo envolvimento entre o Corpo Docente e Discente por meio de programas que articulem conhecimento com prática e em conjunto com os núcleos de pesquisa, visando à reconstrução continuada da formação técnica a partir do confronto com outros saberes.
Neste processo, a formação personalizada e flexível, indispensável à pedagogia das competências, se alinhará à formação de profissionais de excelência que possam fazer face aos desafios deste século.
As características fundamentais da avaliação proposta pelo SINAES são: a avaliação institucional como centro do processo avaliativo; a integração de diversos instrumentos com base em uma concepção global e no respeito à identidade e às diversidades institucionais. Tais características possibilitam levar em conta a realidade e a missão de cada IES, ressalvando o que há de comum e universal na Educação Superior e as especificidades das áreas de conhecimento.
O novo sistema de avaliação, SINAES, abrange todas as instituições de educação superior em processo permanente: sua finalidade é construtiva e formativa. Amplia o campo de avaliação quanto à temática, ao universo institucional, aos agentes e aos objetivos. Por ser permanente e envolver toda a comunidade, cria e desenvolve a cultura de avaliação nas IES e no sistema de educação superior. Os agentes da comunidade acadêmica de educação superior, ao participarem do processo como sujeitos da avaliação, passam a ficar comprometidos com as transformações e mudanças no patamar da excelência. Finalmente, o SINAES está ancorado em uma concepção de avaliação comprometida com a melhoria da qualidade e da relevância das atividades de cada uma e do conjunto das instituições educacionais.
Objetivos
- Subsidiar o processo de planejamento e desenvolvimento institucional.
- impulsionar um processo de autocrítica da Instituição, tendo em vista a garantia da qualidade de sua ação em sintonia com os seus próprios objetivos e a prestação de contas à sociedade;
- conhecer os processos educativos e pedagógicos que ocorrem no interior da instituição e que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão;
- permitir adequações no projeto pedagógico da Instituição, nas ações por ela desenvolvidas, no intuito de (re)estabelecer compromissos com a sociedade;
- repensar objetivos, modos de atuação e resultados a fim de afinar a sintonia da Instituição com o momento histórico;
- estudar, propor e implementar mudanças na prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais socialmente legitimados e relevantes.
Objetivos específicos:
- Construir democraticamente uma metodologia adequada à avaliação das dimensões de gestão, ensino, pesquisa e extensão para a Escola de Engenharia de Minas Gerais;
- Implantar e implementar um processo participativo, contínuo e sistemático de avaliação, estimulando a autoavaliação e a avaliação externa como práticas institucionalizadas; oportunizar o conhecimento e a reflexão sobre os juízos e percepções da comunidade externa a respeito dos modos de atuação e dos resultados das atividades da instituição; construir uma base de informações fidedignas e comparáveis, de modo a proporcionar à sociedade em geral, informações confiáveis e evidências adequadas da efetividade do desempenho institucional.