No ano de 2020 foi reformulada a proposta da avaliação institucional para o período de 2020 a 2022.
ANO DE 2020:
- Definição do Programa de Autoavaliação institucional
- definição do instrumento avaliativos de aspecto didático pedagógico respondidos pelos discente e docentes
- aplicação da avaliação
ANO DE 2021:
- definição do instrumento avaliativos de aspecto didático pedagógico respondidos pelos discente e docentes
- aplicação da avaliação
ANO DE 2022
- Construção dos instrumentos de avaliação dos 5 eixos para discentes, docentes e corpo técnico administrativo, e sociedade.
Tabela 1 – Cronograma da autoavaliação da EMGE
Abril/2020 | Confecção dos instrumentos de pesquisa |
Maio/2020 | Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral. |
Junho /2020 | Aplicação dos questionários dos aspectos didático-pedagógicos com discentes e docentes |
Junho a Agosto / 2020 | Análise dos dados e Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral. |
Setembro/2020 | Levantamento de dados sobre a instituição; |
Campanha publicitária de conscientização sobre a avaliação junto ao corpo docente, discente e técnico-aministrativo. | |
Outubro/2020 | Aplicação dos questionários dos aspectos didático-pedagógicos com discentes |
Nov a Dez / 2020 | Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral |
Fevereiro a Março 2021 | Sistematização e análise dos dados. |
Relatório Parcial para Postar no EMEC | |
Abril/2021 | Elaboração dos instrumentos de pesquisa |
Maio/2021 | Etapa de Sensibilização |
Levantamento de dados sobre a instituição; | |
Campanha publicitária de conscientização sobre a avaliação junto ao corpo docente e discente. | |
Junho/2021 | Realização dos questionários |
Julho a Agosto / 2021 | Análise dos dados e Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral. |
Setembro a Dezembro / 2021 | Sistematização e análise dos dados. |
Relatório Final. | |
Outubro/2021 | Etapa de Sensibilização: |
Levantamento de dados sobre a instituição; | |
Campanha publicitária de conscientização sobre a avaliação junto ao corpo docente, discente e técnico-aministrativo. | |
Novembro/2021 | Aplicação dos questionários dos aspectos didático-pedagógicos com discentes. |
Dezembro 2021 Janeiro 2022 |
Análise dos dados e Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral. |
Relatório Final. | |
Fevereiro a Março 2022 | Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral. |
Março/2022 | Preenchimento da Avaliação no EMEC |
Abril/2022 | Confecção dos instrumentos de pesquisa dos cinco Eixos |
Maio/2022 | Etapa de Sensibilização: |
Levantamento de dados sobre a instituição; | |
Campanha publicitária de conscientização sobre a avaliação junto ao corpo docente, discente e técnico-administrativo | |
Junho a Agosto / 2022 | Análise dos dados e Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral. |
Junho /2022 | Pesquisa com todos os segmentos: discentes, docentes, direção, corpo técnico e sociedade. |
Setembro/2022 | Etapa de Sensibilização: |
Levantamento de dados sobre a instituição; | |
Campanha publicitária de conscientização sobre a avaliação junto ao corpo docente, discente. | |
Outubro/2022 | Aplicação dos questionários dos aspectos didático-pedagógicos com discentes e docentes. |
Nov a Dez / 2022 | Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral |
Fevereiro a Março 2023 | Apresentação e discussão dos resultados com discentes, docentes, direção, corpo-técnico administrativo e comunidade em geral. |
Fonte: CPA 2020
A sensibilização e motivação têm como objetivo preparar a instituição para o processo de avaliação, devendo a etapa enfocar, prioritariamente, a disponibilização de informações sobre o processo, além de esclarecer os propósitos da avaliação.
A autoavaliação interna constará da aplicação de questionários aos docentes, discentes, pessoal técnico-administrativo, egresso e sociedade em geral.
Na etapa da autoavaliação interna serão enfocadas as dez dimensões do MEC, agrupados em cinco eixos já elencadas na metodologia.