Confira os vencedores do II Campeonato de Pontes

O II Campeonato de Pontes de Palito da Dom Helder aconteceu no último sábado (24). Com o tema “Obras de Arte Ligando Pessoas”, foram seis equipes inscritas e cada uma composta por até seis alunos, com pelo menos um aluno externo do ensino médio.

Neste campeonato, foram colocados em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em diversas disciplinas, como: resistência dos materiais, análise estrutural, estruturas de madeira e pontes. “Os alunos ficaram super empolgados em ver diversos conceitos teóricos aplicados na prática”, contou a professora Priscilla Andrade, da comissão organizadora.

As pontes foram feitas de palito de picolé e todas as montagens foram realizadas no laboratório da Dom Helder. Os competidores receberam um lote de 200 palitos, sendo que poderiam solicitar mais lotes adicionais. Entretanto, deveriam ter atenção nesse quesito, pois, quanto mais palito para produzir a ponte, mais pesada ficaria. Ou seja, um peso próprio elevado poderia ser prejudicial na pontuação final, pois a pontuação final teria uma relação de carga suportada com peso próprio.

Cada ponte deveria suportar uma carga mínima de 3,0kgf e a avaliação contou os pontos de carga, de estética, de dimensionamento e de aluno externo. A classificação final das equipes foi dada de acordo com a pontuação total obtida. As três finalistas foram: BPA Engenharia, Golden State e Other Level. Confira o resultado geral:

O aluno Phellipe Gomes, da equipe campeã BPA Engenharia, contou que o projeto de sua ponte mudou várias vezes até acertarem o modelo e as medidas que iria atender a atividade proposta. “Foram muitos testes de carga, diálogos e mudanças até optamos por uma ponte feita no sistema de Treliça Howe, no qual conseguimos obter uma melhor distribuição das forças de tração e compressão para as cargas aplicadas”, disse. Ele completou, contando: “Na montagem em si, tivemos que nos desdobrar para conseguir cumprir o prazo, e o mais difícil nisto tudo acabou sendo a montagem, da união entre um palito e outro para aumentar e resistir a carga. Acredito que foi aqui o ponto principal que nos possibilitou a nossa vitória”.

Parabenizamos e agradecemos à todas as equipes pela participação e dedicação!

Confira os registros: