Comunicado: Colações de Grau e Início das Aulas

A Escola Superior Dom Helder Câmara e a Escola Superior EMGE, diante do aumento exponencial de contágio da variante da COVID-19, bem como do vírus da Influenza, provocando mais vítimas e superlotando os hospitais, de acordo com as determinações públicas, inclusive, publicadas pela Prefeitura de Belo Horizonte na presente data, informam à Comunidade Acadêmica:

1º) SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU

Considerando que a formatura é um momento de gratidão por uma grande conquista e sempre muito esperada por todos os estudantes, estão mantidas as solenidades PRESENCIAIS de Colação de Grau em datas já previstas. Contudo, em vista da prevenção, prudência e responsabilidade, para possibilitar a participação de convidados, as solenidades terão os seguintes horários e procedimentos:

• Turmas do TURNO DA MANHÃ (dia 04 de fevereiro, sexta-feira): será realizada em duas sessões: a primeira, às 18h30min para formandos das turmas D10MA, D10MB; a segunda, às 21h para formandos da turma D10MC;
  • Turmas do TURNO DA NOITE (dia 05 de fevereiro, sábado): será realizada também em duas sessões: a primeira, às 18h30min para formandos da turma D10NA; a segunda, às 21h para formandos da turma D10NB;
  • Turma do DIREITO INTEGRAL (dia 03 de fevereiro, quinta-feira): está mantida a data e o horário em sessão única, às 20h;
  • Turma de ENGENHARIA CIVIL (dia 12 de fevereiro, sábado): está mantida a data e o horário em sessão única, às 20h.

Para manter o distanciamento necessário, será permitida a presença de até dois convidados no o auditório e um convidado para acompanhar a solenidade na Recepção. A solenidade também será transmitida ao vivo pelo canal Youtube. Conforme determinações da Prefeitura de BH, para ingresso será exigida a comprovação da vacina anti-Covid com, no mínimo, duas doses, teste negativo para Covid-19 e higienização das mãos e calçados, além do uso de máscara durante todo o evento. Serão mantidos os mesmos homenageados no caso de duas sessões na mesma noite; oradores e juramentistas ficam a critério das comissões de formatura se serão ou não os mesmos para as duas sessões.

Formando(a) que estiver com dificuldade de participar presencialmente poderá fazer a colação de grau virtualmente, na mesma sessão de sua turma, conforme data e horário previstos acima, bastando informar pelo e-mail secretaria@domhelder.edu.br ou secretaria@emge.edu.br.

Para Colação de Grau em Gabinete (por meio virtual), interessados deverão solicitá-la pelos e-mails: secretaria@domhelder.edu.br ou secretaria@emge.edu.br. As missas presenciais estão mantidas nas datas e horários previstos somente para formandos.

2º) INÍCIO DAS AULAS

Em conformidade com as determinações sanitárias vigentes, o início das aulas presenciais está mantido, cumprindo todos os protocolos sanitários: no dia 16/02 para estudantes veteranos; no dia 21/02 para estudantes calouros. Se houverem novas medidas de prevenção ou diversas determinações públicas, todos serão informados.

3º) INAUGURAÇÃO DOS LABORATÓRIOS E ESPAÇOS TECNOLÓGICOS

Com a participação do Governador do Estado de Minas Gerais, a data de inauguração dos novos espaços acadêmicos está mantida, porém, em vista dos protocolos de prevenção à COVID-19, será restrita à Direção e autoridades especialmente convidadas.

Nossa Comunidade Acadêmica, desde o início do isolamento social, tem enfrentado esses desafios com muita seriedade, cautela e competência. Estamos certos de que mais este esforço vale a pena na esperança de que unidos e corresponsáveis venceremos a pandemia.

Certos de sua especial compreensão, reiteramos votos de elevada estima e distinta consideração.

Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2022.

Paulo U. Stumpf SJ
Reitor da Dom Helder