CEM encerra as atividades de 2020 com grande final

As questões para a final foram resolvidas através da plataforma Kahoot.

Foram cinco meses de muito treinamento até chegarem a final. Após uma disputa bastante acirrada, o estudante Marcos Emanuel, do Colégio Bernoulli, se consagrou o grande campeão da edição especial “Em Casa” do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) 2020. A final da competição foi realizada neste sábado (29) ao vivo pelo YouTube da EMGE Escola de Engenharia.

Os estudantes Mayara do Carmo, do CEFET/MG, Ana Aquino, do Colégio Padre Eustáquio, e Luiz Henrique, do SESI Alvimar Carneiro, também conquistaram a primeira colocação na categoria “Posição no ranking do aplicativo”. A estudante Ana Aquino ainda alcançou o primeiro lugar em “Número de convidados para a final”. Todos foram contemplados com bolsas de estudo de até 100% para os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação da EMGE.

O reitor da instituição, Franclim Brito, que participou ao vivo da final, parabenizou os competidores pelo esforço e dedicação. “Durante os cinco meses de campeonato o engajamento de todos foi excepcional. Vocês conseguiram levar adiante a nossa proposta e terminaram o campeonato com êxito. Parabéns a todos que chegaram aqui”, comenta o reitor.

Para Aline Oliveira, coordenadora do CEM, a edição especial do campeonato foi uma grande surpresa e um grande desafio. Segundo ela, a situação de isolamento social demonstrou a solidariedade existente dentro de cada um. Para ela, o trabalho colaborativo e em grupo gerou grande aprendizado.

Edição “Em casa”

O CEM é uma iniciativa do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) da EMGE que visa estimular o conhecimento lúdico da matemática. Este ano, devido ao distanciamento social instaurado pela pandemia da Covid-19, a EMGE lançou a edição especial “Em Casa”, totalmente virtual, para que estudantes e professores pudessem participar na segurança de suas residências.

O campeonato se adaptou ao novo contexto social e possibilitou aos participantes o aprimoramento de várias habilidades, como gestão do tempo, perseverança, disciplina e organização, bem como habilidades voltadas à tecnologia, uma vez que todo o campeonato aconteceu em formato virtual. Além disso, eles tiveram acesso a lives temáticas e etapas intermediárias, que os prepararam para a final.

Assim, durante cinco meses, os competidores foram avaliados pela resolução de nove tarefas disponibilizadas no aplicativo do CEM e classificados de acordo com o seu desempenho. Na etapa final, os estudantes solucionaram 25 exercícios sobre matemática aplicada e raciocínio lógico em tempo real, sendo que aqueles que respondessem corretamente em menor tempo pontuavam mais.

Desafios

O desempenho e a evolução dos estudantes durante todo o campeonato foi o grande destaque da final. De acordo com Lindon John, membro da comissão organizadora do CEM, os participantes se dedicaram muito para a realização das tarefas e o estudo da matemática. Segundo ele, “foi um grande desafio para os competidores, professores treinadores e equipe organizadora, mas conseguimos vencer juntos. Todos vocês são vencedores! Nós sabemos que não é fácil migrar entre os meios presencial e virtual, e fazer que tudo ocorra bem”.

Desde o começo do campeonato, em abril, 395 estudantes e 99 professores estiveram envolvidos semanalmente com dinâmicas que os treinaram e somaram pontos para a final. Apenas 46 jovens foram selecionados para a disputa deste sábado (29), que contou com a resolução de 25 questões em tempo real.

Vários testes foram realizados para o máximo desempenho durante as questões ao vivo. Os competidores foram reunidos em uma sala no Google Meet. A plataforma usada para disponibilizar as questões e contabilizar as respostas foi o Kahoot. Os professores da EMGE e colaboradores do CEM, Cláudio Soares, Fischer Stefan e Frederico Furst estiveram presentes durante toda a transmissão, comentaram sobre as questões e tiraram dúvidas.

Premiação

Os participantes do CEM 2020 concorreram a bolsas de estudos de até 100% para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia Civil da EMGE. Os primeiros classificados nas categorias “Posição no ranking do dia 29/08/20”, “Posição no ranking do aplicativo” e “Número de convidados para a final” além da bolsa, foram contemplados com kits da EMGE, calculadora científica, Kindle e kits youtuber.

Confira a classificação final:

Posição no ranking da Final

1º Marcos Emanuel – Colégio Bernoulli

2º Filipi Franco – Colégio Bernoulli

3º Diego Rafael – Colégio Tiradentes

Posição no ranking do aplicativo CEM

1º Mayara do Carmo – CEFET/MG*

1º Júlia Pimenta – Funec/Centec*

1º Luiz Henrique – SESI Alvimar Carneiro*

*Os estudantes tiveram a mesma pontuação e todos receberão prêmios.

Número de convidados para a final

1º Ana Aquino – Colégio Padre Eustáquio

2º Livia Kely – Colégio Padre Eustáquio