Workshop de Tecnologia movimenta sábado na EMGE

Professores Cláudio Pessoa e Ricardo Freitas, da EMGE, durante o Workshop de Tecnologia.

Com debates atuais e relevantes, o primeiro Workshop de Tecnologia  entusiasmou a comunidade acadêmica da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) no último sábado (11). Os palestrantes e convidados externos também aprovaram a atividade, que foi promovida pelo Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) e contou com a coordenação do professor Ricardo Freitas. “O futuro chama a atenção e instiga a curiosidade dos alunos. Hoje trabalhamos muito com tecnologia, então buscamos no mercado pessoas para discutir essas inovações, tanto aquelas que já estão aí, como as que estão vindo e vão impactar a nossa vida. Os alunos participaram ativamente, enviaram perguntas, sugeriram temas para os próximos. Foi um sucesso!”, avaliou Ricardo. De acordo com o professor, a estrutura proporcionada pela a EMGE e a parceria com o CSI foram fundamentais para a realização do evento. “Agradeço a todos que colaboraram”, completou.

Palestras

O Workshop teve início com a apresentação de trabalhos sobre o jogo Minecraft, elaborados pelas turmas de 1º período de Ciência da Computação. Em seguida, o engenheiro Cláudio Pessoa, doutor Ciência da Informação pela UFMG e professor da EMGE, ministrou palestra sobre Segurança Cibernética. O professor George Leal Jamil, doutor em Ciência da Informação pela UFMG e pós-doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade do Porto, completou a primeira etapa do evento com palestra sobre a Indústria 4.0.

Veja também: Indústria 4.0: vulnerabilidade do Brasil no contexto mundial é preocupante

Após o intervalo, o engenheiro Roberto Francisco, professor universitário e CEO da empresa de tecnologia KUKAC, discutiu como a Inteligência Artificial está mudando o mundo, e jornalista Ana Marilce, coordenadora de marketing na W3ERP, ministrou palestra sobre marketing pessoal nas redes sociais. Para fechar o evento, os professores Cristiano Lacerda, coordenador do curso de Ciência da Computação, e Ricardo Freitas, entregaram premiação ao grupo da 1ª Geração – Turma B, que apresentou o melhor trabalho sobre o Minecraft segundo a avaliação da plateia presente. “Eu já conhecia o Minecraft, jogava por diversão. Gostei de ter um novo olhar sobre ele. Também gostei da palestra sobre Segurança Cibernética. Foi um evento bem bacana”, avaliou o aluno Vitor Augusto, do 1º período de Engenharia Civil.

Confira abaixo outros depoimentos sobre o Workshop:

“Foi possível aprender muito com os grupos que apresentaram seus trabalhos através do Minecraft Education, pois, quando um jogo é lúdico, você consegue se divertir e ao mesmo tempo aprender e fixar novos conteúdos. Gostei também da palestra sobre Inteligência Artificial (IA). O professor Roberto Francisco conseguiu me fazer pensar e refletir bastante sobre como nós tratamos esse tema de forma errônea. Sempre estamos dispostos a mostrar o quão incrível a IA pode ser, podendo até mesmo nos superar e nos substituir em diversas tarefas, mas ela nunca será como nós, pois, somente o ser humano tem o poder da escolha e de usar essa tecnologia em benefício próprio” – Luana Naara, aluna da EMGE.

“O evento foi muito legal. Viemos em busca de informações para repassar aos nossos alunos. A palestra sobre Indústria 4.0 foi mais interessante do que esperávamos, porque conectou o tema com as redes sociais, com o mercado, foi bem dinâmica. Gostei muito do show de rock no intervalo, ficou perfeito!” – Luciana Carneiro, professora de Língua Portuguesa da rede Coleguium, que acompanhou o evento com o colega Davi Marques, também professor da rede.

Fotos: Patrícia Azevedo/Dom Total