Visita técnica a ETA – Morro Redondo

– Por Douglas Celio Brandão, estudante do 5° período de Engenharia Civil da EMGE.

A Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) realizou uma visita técnica na ETA Morro Redondo na terça feira, dia 28 de maio de 2019. A instituição de ensino foi representada pelas professoras Izabel Cristina Andrade (Saneamento Ambiental) e Beth Monteiro Vidal (Hidráulica Geral). Edivaldo, coordenador de visitas e funcionário da ETA, acompanhou e orientou os 13 alunos do curso de graduação em Engenharia Civil sobre todo o sistema de captação e tratamento de água.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro redondo pertence à COPASA, sendo a única estação de tratamento localizada dentro da cidade de Belo Horizonte, no bairro Belvedere, região Centro-Sul. “Seu reservatório está em operação desde 1958 e a ETA, desde 1972, sendo a captação da água bruta feita nos mananciais de Fechos, Mutuca e Cercadinho”. Abastecendo parte de Nova Lima e 20 bairros da região centro-sul, ela tem uma capacidade de produção de até 750 L/s, levando cerca de 2 a 8 horas para o tratamento completo da água.

A visita teve por finalidade observar na pratica o conteúdo apresentado nas disciplinas de Saneamento Ambiental e Hidráulica Geral, a respeito do tratamento de água para consumo e redes de distribuição. Os alunos puderam acompanhar durante a visita o procedimento de retro lavagem que acontece a cada 40 horas de serviço de um dos seis filtros presentes na ETA.