Uma nova visão do solo

Por Profª Gissele Rocha EMGE

A disciplina Mecânica dos Solos I abrange aulas teóricas e práticas envolvendo a importância do estudo dos solos para a engenharia. Segundo a professora Gissele Rocha, o principal intuito da disciplina é analisar o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, em obras.

As obras de engenharia são elementos fundamentais para o desenvolvimento nacional. Toda obra, seja ela de engenharia ou outra qualquer, está apoiada no solo. Existem também algumas obras onde se utiliza o próprio solo como material principal da construção, como por exemplo as barragens de terra, aterros de estradas, entre outros.

Diante disto, verifica-se que é de suma importância que os nossos futuros engenheiros conheçam os conceitos básicos de mecânica dos solos e o comportamento das fundações. Somente assim eles poderão elaborar e executar projetos eficientes, seguros e econômicos.

As aulas de laboratório contam com seis práticas, sendo elas: análise tátil-visual, teor de umidade em conjunto com massa específica dos grãos, análise granulomética, limites de consistência (LL e LP), compactação e permeabilidade.

A aula apontada como a favorita dos alunos é a de compactação. Nesta aula os alunos tem a capacidade de obter os parâmetros de compactação do ensaio através da moldagem de um corpo de prova cilíndrico na energia Proctor Normal. O primeiro desafio dos alunos nesta aula é o de obter a quantidade correta de água a ser acrescentada à amostra de solo, para isto, eles devem traçar um plano a ser seguido com base nas características do solo amostrado, fruto do aprendizado das aulas anteriores.

Ao final da disciplina, espera-se que os conhecimentos adquiridos sirvam tanto para a sequência acadêmica quanto para sequência profissional dos alunos. Dar a importância necessária a este assunto é requisito de qualquer bom profissional. A deficiência destes conhecimentos pode causar riscos de segurança e prejuízos em empreendimentos cuja fundação e tipo de solo são negligenciados.

A seguir temos algumas fotos do nosso laboratório, ilustrando parte da aula de Compactação.