Saiba como foi o workshop ‘Implantação de Compliance à nova Lei de Proteção de Dados’

Evento reuniu profissionais de várias áreas de atuação, aliando teoria e prática

No dia 12 de março, a EMGE Escola de Engenharia e a Dom Helder Escola de Direito sediaram o 1º Workshop InfoAction – Implantação de Compliance à nova Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Na oportunidade, estiveram presentes profissionais de várias áreas de atuação e foi possível aprender, na prática, como lidar com os impactos que a lei trará para as empresas, de modo geral.

Com uma abordagem diferenciada, em que os problemas da LGPD são vistos como uma oportunidade estratégica para as empresas se prepararem para a realidade da era da informação, os profissionais da InfoAction demonstraram a grande necessidade de investimentos na mudança da cultura empresarial, onde a informação e o conhecimento são o cerne da discussão.

Segundo Cláudio Pessoa, professor da EMGE e diretor da InfoAction, é preciso enxergar que uma boa política de gestão e segurança da informação, implantada com visão estratégica, dará às empresas um grande diferencial competitivo, pois permite conhecer melhor o mercado, os clientes e suas reais necessidades. “Isso faz com que as empresas criem produtos e serviços de forma inovadora entregando aos clientes aquilo que eles esperam”, ressalta o professor.

A LGPD (Lei 13.709/18) foi sancionada em agosto de 2018 e entrará em vigor em agosto de 2020, cumprindo o chamado Vacatio Legis, prazo legal para uma lei entrar em vigor. Muitas empresas sequer ainda sabem de sua existência e não se moveram para se adequar a ela. Entretanto, o professor Cláudio Pessoa argumenta: “ver a lei como ameaça é um grande erro. Ela é a grande oportunidade da virada estratégica da empresa, pois terá que se planejar para a lei, e poderá ir além disso”.

O Workshop contou com quatro palestras que trataram de assuntos como a LGPD e o impacto nas empresas, uma visão estratégica da LGPD, a gestão da informação e como aplicar na prática uma política de segurança alinhada à LGPD. Após nivelamento teórico, os participantes seguiram para um hands on, onde viram na prática como se prepararem para implantação de políticas de gestão e segurança da informação alinhadas ao Compliance.

Em breve teremos nosso segundo Workshop que possibilitará a participação e um estímulo ao conhecimento na área, permitindo com que empresários e gestores preparem o seu negócio para prosperar neste novo mundo, agora regido por uma nova legislação.

Mais informações sobre o Workshop e sobre a LGPD poderão ser encontradas no site da InfoAcition: www.infoaction.com.br