Retiro é oportunidade de crescimento para estudantes da EMGE e Dom Helder

A atividade acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro na Unidade 3, em Brumadinho.

Atuando nas mais variadas frentes, desde a arte do clown até a pesquisa científica em astronomia, os jesuítas desdobram sua missão a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio. Essa experiência transformadora, que encontra eco na pedagogia de suas instituições de ensino, será oferecida aos estudantes da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) nos dias 21 e 22 de setembro na Unidade 3, em Brumadinho. A intenção é contribuir para a integralidade da formação universitária.

Buscando não só a excelência acadêmica, mas pensando a partir do princípio da formação humana integral, a Dom Helder e a EMGE buscam o desenvolvimento mais amplo de seus estudantes.  Para isso, será oferecido aos estudantes a oportunidade de vivenciarem uma versão adaptada dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus (jesuítas). Esta consiste em uma prática de meditação e oração com finalidade de compreender e ordenar a própria vida, para a realização de si e do bem comum.

Os Exercícios Espirituais para Jovens Universitários (EEJU) constituem uma forma de se aproximar da dinâmica de uma vida espiritual a partir dos princípios inacianos. A proposta foi pensada para os estudantes da Dom Helder e da EMGE que já participaram de pelo menos um Encontro Acadêmico. Segundo o jesuíta Carlos César Barbosa, um dos organizadores, “esta é uma atividade voltada para aqueles que desejam e ousam trilhar um caminho interior em busca de si mesmo, dos outros e do Mistério”.

A fim de criar a melhor conexão com a própria interioridade, os EEJU acontecerão na Unidade 3, ambiente propício à oração, partilha de vida, meditação, descanso e contato com a natureza. A saída será às 16h do sábado, dia 22, com retorno no mesmo horário do dia seguinte. As inscrições podem ser feitas acessando o formulário do encontro. Para favorecer a maior participação, o investimento da atividade será de apenas R$ 30, o que inclui transporte, hospedagem e refeições.

A modlidade integral dos Exercícios Espirituais, que originalmente dura 30 dias, é vivida por todos os membros da Companhia de Jesus desde meados de 1500. O encontro consigo oferecido no retiro é considerado a raiz da inovação de todas as obras jesuítas, bem como a fonte inspiradora que levou os religiosos a desenvolverem os mais ousados trabalhos em diversos campos. Pensando nisso, Carlos ainda desafia os estudantes: “Por que não ousar em deixar-se ser surpreendido pelo Mistério?”.