Orquestra Canção das Iluminuras emociona público com repertório renascentista

A Dom Helder Escola de Direito e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) sediaram uma emocionante apresentação da orquestra Canção das Iluminuras na tarde deste domingo (9). Sob a regência do maestro Augusto Pimenta, os músicos executaram a peça ‘Sobre las voces musicales’, composta por Cristóbal de Morales, mestre capela da catedral de Sevilha e um dos grandes compositores ibéricos do século XVI. Antes da apresentação, Leopoldo Balestrini, idealizador da orquestra, deixou ricas explicações sobre o repertório, a música renascentista e a proposta do grupo.

“Esta peça, ‘Sobre las voces musicales’, é muito interessante e inventiva. Voces musicales quer dizer sílabas musicais. A música até o século 17 era tributária da música grega, então o compositor Gustavo de Morales usou os hexacordes ‘dó, ré, mi, fá, sol, lá’, que usamos até hoje, e fez toda a missa baseada nesta sequência de seis notas”, explicou Leopoldo, que também toca na orquestra.

Confira a notícia completa!