Orientações para o retorno das atividades presenciais

Prezados/as Integrantes da Comunidade Acadêmica,

Estamos esperançosos de que a partir de agosto será possível o retorno às aulas presenciais, seguindo rigoroso protocolo de contingência à Covid-19, com metodologias próprias implementadas por nossas Instituições conforme as decisões que as autoridades competentes determinarem.

Todos acompanharam as medidas preventivas que a Dom Helder e a EMGE aplicaram desde o início da pandemia, antes mesmo das determinações públicas.

Neste período de isolamento, nossas instituições, por meio do programa CENPRE, fizeram o que há de mais prático e eficiente em tecnologia e metodologia para a continuidade das aulas em regime remoto. Todos têm feito o melhor de si, contribuindo para não interromper nossa prática de excelência acadêmica.

Já nos preparando para o retorno presencial, em agosto próximo, nossa responsabilidade, cuidado e qualidade não poderiam ser inferiores. Nós já estamos tomando todas as medidas para garantir a segurança, a tranquilidade e, sobretudo, evitar riscos à saúde de todos.

Destacamos algumas medidas que a EMGE e a Dom Helder já estão providenciando:

ÁLCOOL EM GEL: todas as salas de aula já estão preparadas com álcool em gel;

VENTILAÇÃO: todas as salas de aulas e ambientes comunitários já possuem aparelhos de ventilação instalados, além de mantermos as janelas abertas, garantido assim excelente ventilação e dispensando o ar condicionado;

HIGIENIZAÇÃO: ambientes e instrumentos como teclado e mouse de computadores, mesas, maçanetas, corrimãos, elevadores e catracas, entre outros, serão permanentemente higienizados com álcool ou produtos químicos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS);

DISTANCIAMENTO: nos espaços comunitários, bibliotecas, laboratórios e atendimentos, será mantida distância entre as pessoas de, no mínimo, um metro e meio. Para isto, haverá sinalização nos pisos, cadeiras e mesas;

PROTEÇÃO: todas mesas e balcões de atendimento terão proteção de acrílico;

CAMPANHAS EDUCATIVAS: para lembrar e garantir a observância das medidas de prevenção, haverá campanhas educativas através de cartazes, palestras, vídeos, envio de mensagens e e-mails;

MÁSCARAS: estudantes, docentes e técnicos administrativos receberão gratuitamente duas máscaras para proteção contra o vírus e haverá também máscaras à venda na recepção das Escolas;

TESTES: com dois aparelhos técnicos importados, ao ingressar nas dependências das Escolas, todos serão testados quanto à temperatura corporal, pois o estado febril pode ser sinal de contágio. Para estes e para quem tiver qualquer sintoma da Covid-19 ou de resfriado, haverá todo apoio institucional para que permaneçam em casa e, se puderem, deem continuidade em regime remoto às suas atividades acadêmicas;

GRUPO DE RISCO: aos que são considerados pela OMS mais vulneráveis à Covid-19, igualmente, a Instituição dará pleno apoio para permanecerem em casa e, na medida do possível, continuarem remotamente suas atividades;

OPÇÃO POR REGIME REMOTO PARCIAL: nas Disciplinas Propedêuticas e nas Disciplinas que não exigem prática (ou laboratório) será aberta possibilidade de cursá-las em regime letivo remoto, conforme os limites e prescrições do MEC. Todas as salas de aula e auditórios terão câmeras e microfone para transmitir ao vivo as aulas e outros eventos acadêmicos a fim de que estudantes possam optar em acompanhar essas atividades em regime letivo remoto;

EVENTOS ACADÊMICOS: seminários e congressos científicos terão lugar privilegiado na Unidade III – que é um espaço ecológico e ao ar livre para atividades acadêmicas, de convivência, esporte e lazer, com segurança à saúde de todos. Atividades que se realizarem nos auditórios e laboratórios da sede terão as garantias de distanciamento e uso de máscaras.

Além da busca de excelência acadêmica, científica e profissional, gostaríamos de enfatizar: nosso maior esforço neste momento é de dar continuidade à vida com suas atividades, com ensino de qualidade, e, sobretudo, garantir a segurança e a saúde de todos.

Podem todos ter a certeza de que a EMGE e a Dom Helder estão prontas para receberem vocês a partir de agosto. Neste momento, desejamos um excelente final de semestre com o cumprimento pleno de nossas atividades acadêmicas.

E para bem concluirmos este semestre, que foi extremamente desafiador para todos nós, pedimos que participem da avaliação institucional (avaliando aulas, metodologia, instrumentos técnicos etc.), cujo questionário está disponibilizado on-line para todos.

Parabéns aos docentes que demonstraram dedicação e competência; parabéns aos estudantes que corresponderam a este esforço institucional de manter a continuidade das atividades, procurando sempre fazer o melhor; parabéns aos técnicos administrativos que garantiram a continuidade dos serviços essenciais.

Estamos prontos, preparados, com esperança e muito ânimo para o retorno presencial em agosto próximo. Abraços!

Paulo U. Stumpf SJ (Reitor da Dom Helder)

Prof. Franclim J. S. de Brito (Reitor da EMGE)