Atendimento: (31) 2125-8865 contato@emge.edu.br

Alunos de Engenharia Civil vão fazer apresentações nesta sexta.

Os alunos do primeiro período de Engenharia Civil vão apresentar, nesta sexta-feira, da partir  das 19h, no hall da EMGE, trabalho interdisciplinar de Português e Geometria Descritiva e Desenho Técnico. Orientadas pelos professores Luiz Carlos Santos Angrisano e Maria Aparecida Leite Mendes Cota, as três turmas, na perspectiva da pedagogia inaciana, desenvolveram a proposta de criação de uma casa que atendesse às expectativas de pessoas que buscam empreendimentos sustentáveis e unifamiliar.

Antes da apresentação, haverá recital de poemas e números musicais. ‘Afinal, fazer engenharia é também cultivar a arte’.

Envolvidos na proposta desde o início do curso, os alunos foram desafiados no final do semestre a expor seus trabalhos para a comunidade acadêmica. Nas aulas de Desenho, a proposta se voltou para os desenhos do projeto arquitetônico, em Português, foram estudadas as técnicas argumentativas e textos literários que abordavam o tema.

Após os desenhos do projeto arquitetônico, os discentes produziram dois textos de gêneros distintos: o memorial descritivo do imóvel e uma proposta de venda do empreendimento, de forma a contemplar tanto argumentação racional, voltada para o conhecimento técnico da engenharia quanto a argumentação retórica, cujo objetivo foi atingir a emoção do cliente por meio de suas crenças e valores.

Após essa etapa, foram produzidas as maquetes e o relatório técnico contemplando todas as fases de execução do projeto. O ritmo foi acelerado e o desafio intenso, pois, além da gestão do tempo, bastante exíguo, trabalhou-se também a gestão das informações e o gerenciamento das relações. O que, de certa forma, já prepara o aluno para o mercado de trabalho que requer, além, de visão sistêmica dos processos, a habilidade de vencer desafios e resolver problemas.

O objetivo do trabalho, além dos aspectos já contemplados, consiste em ampliar o olhar dos discentes para os empreendimentos da engenharia. Afinal, o desafio maior do profissional da área não está apenas no planejamento e execução de um projeto arquitetônico, mas, sobretudo, no domínio das estratégias comunicativas que são utilizadas para a venda do imóvel. Vende-se não o objeto em si, mas os valores e crenças a ele agregados. Para tanto, não basta apenas o domínio de técnicas da construção civil, mas também habilidades de leitura e interpretação crítica da realidade social e dos imaginários que a constituem.

Você é o nosso convidado especial! Participe! Prestigie!