Movimento Ecos: a Educação Básica promotora da Educação Socioambiental

Por Ciangeli Clark

A Educação Básica tem a função de abrir os horizontes do aprendizado, proporcionando aos jovens acesso ao conhecimento, ao convívio com os seus pares e à troca de experiência para o desenvolvimento saudável, ético, cultural, social, ambiental, de todos os envolvidos na formação de um indivíduo completo, ativo e crítico. A Educação Ambiental (EA) tem como princípios preservar e proteger o meio em que vivemos visando que as gerações atuais usufruam dele, mas que permitam que as futuras gerações também o façam.

É neste cenário que o Movimento Ecos foi criado, em 2011, para, em parceria com escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais, desenvolver a EA nas instituições de ensino. O projeto é realizado pelas instituições superiores Dom Helder Escola de Direito e EMGE Escola de Engenharia e Computação.