Mesa redonda com mulheres empreendedoras

– Por Maria Elizabeth Monteiro Vidal, Professora na EMGE.

No Dia 29 de agosto de 2019, no auditório da EMGE/DHC, foi realizado uma mesa redonda com Mulheres Empreendedoras nas áreas de Engenharia Civil e de Ciências da Computação, para comemorar O dia da Liberdade das Mulheres (26 de Agosto).

Essa mesa foi presidida pela Profª Maria Elizabeth Monteiro Vidal F., sendo convidadas as engenheiras Enid Drumond, Letícia Pimenta, e as TI das área de ciência da computação Luciana Tanus e Sandra Cristina.

Começando com Letícia que contou sobre a sua trajetória e as dificuldades enfrentadas na área de Engenharia. Onde muitas vezes as mulheres não são respeitadas como profissional.

Depois foi a Luciana contando que está na área de TI há 17 anos, começou muito nova, mas também enfrentou a concorrência masculina, hoje é respeitada no meio.

Convidando a Profª e Engenheira Enid, que também é Conselheira do Confea, e mostrou que as Engenheiras ainda são uma porcentagem pequena em relação aos Engenheiros, mais ou menos na faixa de 18% do total de Engenheiros cadastrados em todo Brasil. Ainda contou as história sobre ela ser confundida em reuniões com a secretária do Engenheiro que trabalhava para ela, ela era dona da Construtora.

A Sandra foi a última á apresentar mas também, quando começou há 27 anos e passou por problemas por não aceitarem mulheres na área de TI, enfrentando também nas reuniões os profissionais masculino.

Terminada a apresentação, houve também perguntas e relato de alunos. Foi uma mesa muito comentada pelos alunos da EMGE, eles gostaram de participar e conhecer esse lado da profissão.

Confira as fotos do evento por Patrícia Azevedo: