Laboratoristas da EMGE realizam capacitação técnica

Por Gissele Rocha* e Gabriel Soares**

Neste mês de agosto, os laboratoristas Gabriel Soares e Marcus Vinícius tiveram a oportunidade de participar do treinamento para o adequado manuseio do equipamento de compressão utilizado nas aulas práticas de Mecânica dos Solos e Materiais de Construção da EMGE. O treinamento foi realizado em São José da Lapa-MG, sede na empresa Contenco, fabricante de equipamentos especializados em ensaios relacionados às áreas geotécnica, de construção e pavimentação. Vale ressaltar que, além disso, a empresa ainda produz e comercializa produtos para mineradoras, indústrias cimenteiras, indústrias de artefatos de concreto e fundições.

Segundo o laboratorista Gabriel Soares, durante o treinamento, foi apresentada toda a infraestrutura da empresa, que vai do estoque de equipamentos modernos e sofisticados de engenharia até os processos de fabricação desses produtos. Este último, em especial, o chamou bastante atenção. De acordo com ele, foi possível analisar e entender um pouco sobre a linha de produção, na qual observou-se a transformação de matérias-primas, como o aço bruto, em prensas de concreto, cisalhamento, adensamento, compressão uniaxial e triaxial de solos.

O adequado manuseio dos equipamentos destinados aos ensaios laboratoriais tem papel fundamental na construção civil. Por meio dos ensaios normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é possível correlacionar os parâmetros obtidos em ensaios no laboratório com aqueles realísticos do campo. A correta execução e interpretação dos ensaios é indispensável para a adequada elaboração dos projetos. Por exemplo, através destes ensaios, verifica-se a viabilidade executiva e financeira da obra, o que evita processos de retrabalho, desperdícios de tempo, dinheiro e principalmente, evita-se que catástrofes aconteçam e que causem riscos ambientais, patrimoniais e de perdas de vidas humanas.

Gabriel nos contou ainda que, além das observações a respeito do funcionamento da empresa e do equipamento, durante o treinamento executou-se o ensaio de compressão em alguns corpos de provas de concreto e argamassa, com o intuito de consolidar o aprendizado na operação do equipamento. Nesta etapa ele pode verificar que o adequado manuseio do equipamento é de extrema importância para se obter um resultado final confiável e preciso.

O aprendizado adquirido na Contenco pelos nossos laboratoristas será essencial para as aulas práticas da EMGE. Afinal, sabe-se que para realizar os ensaios com melhor precisão e confiabilidade, o conhecimento do uso adequado dos equipamentos é indispensável, assim como o conhecimento dos materiais a serem ensaiados. Tal conhecimento é adquirido semestralmente pelos alunos nas disciplinas de Mecânica dos Solos I e II, lecionadas pela professora Gissele Rocha, e nas disciplinas de Materiais de Construção I e II, sob comando da professora Luciana Magalhães.

*Professora de Mecânica dos Solos da EMGE
**Laboratorista da EMGE

A seguir temos algumas fotos, que ilustram esta importante capacitação de nossos laboratoristas: