Inscrições para o Fies e P-Fies começam nesta quarta-feira

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do primeiro semestre de 2020 começam nesta quarta-feira (5). O prazo vai até o dia 12 de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), responsável pelos programas, serão oferecidos 70 mil contratos para o Fies, enquanto para o P-Fies não há limite pré-estabelecido. Instituições com conceito 5, como a Dom Helder Escola de Direito e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), lideram o ranking de vagas disponíveis.

Os interessados devem se inscrever no endereço: http://fies.mec.gov.br/. Podem concorrer os estudantes que fizeram Enem a partir de 2010.

Modalidades

O Fies oferta vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O aluno começa a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. Dessa forma, os encargos diminuem consideravelmente.

Já o P-Fies é destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Essa modalidade conta com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e também com recursos dos bancos privados participantes. Os juros são relativamente baixos e variam de acordo com o agente financeiro.