Gestão do tempo

O empreendedor Christian Barbosa, considerado o maior especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal do país, ministrou palestra em Belo Horizonte nesta quarta-feira (28). O evento foi promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), em parceria com a Dom Helder Escola de Direito, e teve as inscrições esgotadas.

Durante noventa minutos, Christian Barbosa abordou com eficiência os temas previstos para sua palestra: sucesso acadêmico, motivação e resultado. Apresentou também dicas práticas para aumentar a produtividade, compartilhou experiências pessoais e respondeu a questionamentos dos estudantes.

Encontrou tempo para ser engraçado e fazer piadas sobre a Apple, a ‘empresa do capeta’; declarar seu amor à Microsoft; contar como fundou sua primeira empresa, aos 15 anos; e o mais importante, colocou a plateia para refletir e planejar. “Faltam 95 dias para 2017. Qual o seu maior sonho? Que tal começar a vivê-lo agora?”, instigou Christian. Para tanto, o empreendedor discutiu algumas ferramentas e detalhou uma delas, em especial, a gestão do tempo.

“Muitas pessoas priorizam o dinheiro, outras o sucesso, a família, as conquistas acadêmicas. Mas o tempo é a coisa mais importante, sem dúvidas. É ele que possibilita a conquista de todas as outras. (…) Será que você não tem tempo ou está usando muito mal o tempo que tem?”, alertou Christian.

Entre os ‘vilões’ que podem prejudicar uma boa gestão do tempo e a produtividade, o empreendedor citou as reuniões, os e-mails e a dificuldade em estabelecer prioridades. “Mas o principal obstáculo somos nós mesmos. Como dizia meu pai, ‘quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa’”, afirmou.

De acordo com o empreendedor, é fundamental que as pessoas assumam o papel de protagonistas em suas vidas, como prega a Pedagogia Inaciana. “Não é a prova que estava difícil, você que não estudou o suficiente. Tudo na vida é questão de persistência e esforço”, defendeu.

Sucesso acadêmico

Ao falar sobre sucesso acadêmico, Christian destacou que, muitas vezes, os estudantes não precisam estudar mais. Devem, na verdade, estudar ‘menos’ e com melhor aproveitamento. “É isso que muda o jogo”.

Da mesma forma, ressaltou a importância de destinar tempo para cuidados com a saúde, o sono e o lazer. O empreendedor aconselhou ainda o uso de gadgets que ajudem no controle e na realização das tarefas, como fones de ouvido que bloqueiam ruídos externos, aplicativos para monitoramento do sono e redução da ‘luz azul’ de smartphones, tablets, notebooks e TVs. “Essa luz emitida por aparelhos eletrônicos prejudica a produção do hormônio responsável por controlar os ciclos do sono”, informou.

Outra atitude fundamental para o sucesso acadêmico, segundo Christian, é a substituição do método ‘da última hora’ pelo método da antecipação. “Por exemplo, você entra na Dom Helder sabendo que precisa fazer o TCC. Para que transformar a vida de todo mundo em um caos naqueles últimos seis meses de faculdade? O que te impede de começar antes? Antecipação é o melhor método”, defendeu o empreendedor, que já tinha seu TCC praticamente concluído no terceiro ano de curso.

Para finalizar, Christian lembrou que, na maioria dos casos, as pessoas precisam desempenhar também tarefas que não gostam, mas são fundamentais para a concretização de projetos pessoais ou das metas de empresas e organizações. “Quem prioriza só o que gosta não sai do lugar”, apontou.

Por outro lado, encorajou fortemente a busca pelos sonhos, com empenho, esforço e dedicação. “E muito importante – não destrua o sonho das pessoas, seja um motivador. Se vai dar certo ou não, é problema delas, não seu”, concluiu.

Currículo

Christian Barbosa é cientista de computação e especialista em administração de tempo e produtividade. Abriu sua primeira empresa aos 15 anos e foi um dos profissionais mais jovens do mundo a receber o certificado da Microsoft.

Fundou a Triad Productivity Solutions, consultoria especializada em produtividade e colaboração, que também desenvolve softwares, cursos e organiza palestras para as maiores empresas do país e do exterior.

Escreve para os principais jornais e revistas do Brasil e é autor dos livros “A Tríade do Tempo; Você, dona do seu tempo”; “Mais tempo, mais dinheiro”, coautoria com Gustavo Cerbasi; “Estou em reunião”; e “Equilíbrio e Resultado, Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”.

Entrevista

Além de ministrar a palestra, Christian autografou livros e concedeu entrevista ao portal Dom Total, que você confere na próxima semana.