Especialistas exploram contribuições da geografia e da engenharia em prol do meio ambiente

É necessário mudar os padrões de planejamento das cidades e do meio ambiente urbano. A conclusão é da pesquisadora e professora Maraluce Maria Custódio, da Dom Helder Escola de Direito. Em artigo intitulado Geografia Urbana e os desafios ambientais no séc. XXI, Maraluce propõe novas formas de se pensar a relação das pessoas com o espaço vital, no qual todos vivem e coexistem. “O espaço urbano se ampliou em tamanho, quantidade e complexidade após a Revolução Industrial e, cada vez mais, é espaço que necessita ser compreendido, não apenas em seu contexto espacial, mas histórico social e cultural, para entender como se desenvolve, como interage com seus habitantes e seu meio ambiente como um todo”, defende a pesquisadora, que é mestre em Direito e doutora em Geografia pela UFMG.

A engenharia, por sua vez, vem se constituindo na ciência que mais contribui para a modificação do meio ambiente, afirma o engenheiro e pesquisador José Cláudio Junqueira Ribeiro, também professor da Dom Helder. Ao mesmo tempo, além de desenvolver processos para as atividades extrativistas e de transformação de bens naturais, foi incumbida aos profissionais da área a responsabilidade de promover medidas mitigadoras. “Para a engenharia, surgiu um novo desafio: a exigência para que suas obras e atividades se desenvolvessem em sintonia com a preservação ambiental”, aponta José Cláudio no artigo Diagnósticos de impacto ambiental e as contribuições da Engenharia para a preservação do meio ambiente.

Ambos os trabalhos integram o livro Tecnociência e Ecologia: múltiplos olhares, que será lançado nesta sexta-feira (17) na Dom Helder Escola de Direito, durante seminário com mesmo título. A publicação é organizada pelos professores Afonso Murad, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Émillien Vilas Boas Reis e Marcelo Antônio Rocha, da Dom Helder. Segundo os organizadores, os artigos refletem um interesse crescente pela questão ecológica, trazendo para a discussão o tema da tecnociência.

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