EMGE recebe palestras sobre indústria 4.0 e cidades inteligentes

A Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) sediou, nesta quarta-feira (23), uma rodada de palestras sobre indústria 4.0 e cidades inteligentes. A atividade integrou um workshop sobre ‘Desing Thinking’ promovido pela Skema Business School e foi acompanhada por 260 intercambistas franceses. Eles estão em Belo Horizonte para cursar um módulo do Mestrado em Gestão ofertado pela Skema, que é considerada uma das mais importantes escolas de negócios da França. A professora Aline Oliveira e seis alunos da EMGE também estão participando do workshop, que prossegue até sexta-feira (25). O professor Jacques Fux, da EMGE, é um dos instrutores da atividade.

“A Skema foi classificada pelo Financial Times entre as 25 melhores escolas de negócios do mundo. Seu Mestrado em Finanças ficou em 4º lugar. Para a EMGE, essa parceria é mais um passo rumo a internacionalização. Esperamos que ela continue no próximo ano, envolvendo também alunos da Dom Helder. Queremos formar profissionais do futuro com uma abordagem multidisciplinar, integrando a Engenharia, o Direito e a Gestão”, afirmou o professor José Antônio Sousa, pró-reitor de pesquisa da EMGE.

Palestras

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo professor Antônio Carvalho Neto, da Skema, que abordou o tema Indústria 4.0. Em seguida, Jomara Alves, Consultora do Grupo de Inovação em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), falou sobre o sistema de saúde da capital mineira. Fechando a rodada de palestras, Thiago Rangel, Superintendente de Negócios da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), apresentou os projetos de tecnologia desenvolvidos por sua equipe e discutiu os elementos fundamentais para as cidades inteligentes.

Workshop

As palestras foram fundamentais para os participantes do workshop, que devem apresentar, até sexta-feira (25), uma solução, produto ou serviço para melhorar o sistema de saúde de Belo Horizonte utilizando as ferramentas do Desing Thinking. O curso acontece simultaneamente nas outras cinco unidades da Skema, localizadas em Suzhou, Lille, Paris, Sophia e Raleigh. O melhor projeto de cada localidade será avaliado e concorrerá a uma premiação geral.

Desing Thinking

É um método de inovação centrado no aspecto humano que envolve a co-criação entre os vários stakeholders de um projeto com prototipagem interativa. Esta abordagem é cada vez mais utilizada por empresas e startups.

Patrícia Azevedo/Dom Total