EMGE promoverá Workshop de Criatividade

Foto: Blog da Engenharia

A Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) promoverá Workshop de Criatividade com o professor Rodrigo Miranda, mestre em engenharia química pela UFMG e sócio fundador da Optimus Engenharia. A atividade será ministrada nos dias 7 e 14 de abril, das 8h às 12h, e possui vagas limitadas.

De acordo com o Rodrigo, a proposta é questionar a atual mentalidade voltada para uma educação estritamente técnica e estimular o desenvolvimento das múltiplas inteligências, particularmente, a criatividade. Segundo o relatório Future of Jobs da WEF, a criatividade se destaca como uma das três principais características buscadas no profissional de 2020.

“Acredito que podemos quebrar os principais bloqueios da criatividade, que apareceram no decorrer de nossas experiências vividas. Dessa forma, o treinamento tem a aspiração de ser um farol para os estudantes de engenharia, particularmente aos interessados em mudar e em compreender a profundidade das mudanças que estão chegando”, afirma Rodrigo.

Para a professora Aline Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Civil, a atividade reforça a proposta da EMGE de formar profissionais completos e atualizados, capazes de superar os desafios do mundo em transformação. “Não tenho dúvidas de que um Engenheiro será bem sucedido se souber se adaptar, reaprender e criar novas estratégias para solucionar problemas. Por trás dessas habilidades está a criatividade, uma capacidade ainda pouco reconhecida, mas tratada como o grande diferencial do Profissional do Futuro. Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não é um dom, mas uma habilidade a ser desenvolvida”, destaca a professora.

Inscrições

O curso é voltado para estudantes, professores, engenheiros e demais interessados no tema. Inscrições a partir do dia 19 de março, com taxa de R$ 20,00 para alunos da EMGE e R$50,00 para o público externo.

INSCREVA-SE AQUI

Currículo

Rodrigo Miranda é mestre em Mecânica dos Fluidos Computacional pelo DEQ-UFMG. Tem mais de 10 anos de experiência com pesquisa e trabalho na área industrial, principalmente em inteligência artificial. Realizou cursos e consultorias para empresas como Samarco, Vale, Votorantim Metais, Holcim, Bunge, entre outras. Também é professor universitário, incentivando o empreendedorismo e a criatividade na Engenharia e buscando uma maior interação universidade-empresa.

Patrícia Azevedo/Dom Total