EMGE convida para evento do Esquadrão Quero-Quero

A Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) convida toda a comunidade acadêmica para o encerramento da segunda edição do projeto Esquadrão Quero-Quero. O evento será realizado neste domingo (30), às 9h, no estacionamento 3 do PlugMinas (Rua Santo Agostinho, 1441, Horto).

O Esquadrão Quero-Quero é um dos projetos do Programa de Educação Tecnológica oferecido pela Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC), direcionado a alunos de escolas públicas de Belo Horizonte. O objetivo é estimular a aplicação de conceitos básicos de Física e Matemática para construir miniplanadores com materiais diversos. Nesta edição, o projeto contou com o apoio e o patrocínio da EMGE, além da participação do professor Plínio Santos e de dois discentes da Escola.

“Acreditamos que a parceria entre a AVEC e a EMGE agrega valor ao conteúdo apresentado e traz mais elementos de aprendizagem para os envolvidos no projeto. Um de nossos voluntários é hoje professor e dois ex-alunos do projeto são agora alunos da instituição. Isso é muito positivo, pois um dos objetivos do Programa é incentivar o interesse dos alunos participantes pelas carreiras das áreas de exatas”, diz Letícia Vidigal, representante da AVEC.

Histórico

O Esquadrão Quero-Quero foi criado em 2017, com o apoio do Instituto Embraer, e busca proporcionar aos estudantes as seguintes oportunidades:

• Utilizar estratégias de tentativa e erro para obter o resultado desejado

• Experimentar várias vezes até alcançar o objetivo

• Trabalhar em equipe, dividir tarefas e resultados

• Associar teoria e prática na montagem do miniplanador

• Projetar e construir – e não apenas ouvir – observar, usar e seguir o roteiro prático

Todas as atividades são desenvolvidas por voluntários, sejam profissionais ou estudantes de graduação de diferentes áreas da engenharia.