EMGE adquire Kit de Hidráulica e equipe é capacitada

Gabriel, Lino Freitas, Ernesto (instrutor), Beth Vidal e Ítalo.

Por Cláudio Soares* e Gabriel Soares**
*Professor e coordenador dos laboratórios
**Laboratorista

A EMGE acaba de fazer mais uma importante aquisição para o laboratório. Os alunos da Engenharia Civil contam agora com a bancada de hidráulica, que viabilizará uma série de aulas práticas das disciplinas afins, como Mecânica dos Fluidos, Hidráulica Geral e Instalações Prediais Hidro-Sanitárias. A bancada está montada no Laboratório de Física (piso G2).

Além desta aquisição foi promovido um treinamento para a operação e manuseio deste equipamento. Participaram desta capacitação os professores Beth Vidal e Lino Freitas, além dos laboratoristas Gabriel e Ítalo.

Durante o treinamento, o técnico Ernesto apresentou todas as funcionalidades e detalhes do Kit de Hidráulica. Tipos de tubulações, as variedades de registros, medidores de pressões d’água sob diversas condições em que representam as instalações hidráulicas, hidrômetros, bombas d´água. Dessa forma, foi possível realizar alguns experimentos para testar e conhecer mais sobre o novo equipamento.

Com a bancada didática é possível sintetizar os conhecimentos em mecânica dos fluidos sobre o escoamento forçado em tubulações, além do correto dimensionamento do diâmetro interno da tubulação para obter a menor perda de acordo com o tipo de escoamento. Outrossim, a bancada contém em sua estrutura arranjos de PVC com ramificações para testes com diferentes tamanhos de tubulações, 1’’, ¾’’ e ½’’, que podem ser isolados por meio da combinação de registros a fim de realizar experimentos específicos.

A bancada conta ainda com duas bombas centrífugas que são controladas por dois painéis de comando, que ligam, desligam e regulam a potência do motor elétrico, permitindo que a bomba trabalhe em infinitas vazões. Além disso, a bancada é dividida em dois quadros que permitem a realização de experimentos diferentes ao mesmo tempo. Em cada quadro, para obter maior precisão nas medições de pressão, estão montados manômetros digitais, analógicos e de mangueira em “U”.

Destarte, vale ressaltar a importância do investimento em capacitações de professores e laboratoristas como forma de desenvolver habilidades práticas e teóricas que contribuem para um ensino de qualidade e excelência. Uma vez adquirido, o conhecimento sobre o funcionamento desses equipamentos, que são fundamentais nas construções civis, é repassado ao corpo discente de forma a também capacitá-los da melhor forma para o mercado, além da concretização do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

Por fim, venham visitar e conhecer os laboratórios da EMGE localizados no piso G2. Seguem abaixo algumas fotos que ilustram o treinamento realizado.