Eixo direcionador: Engenharia Sustentável

O objetivo do Eixo Direcionador é propor um conjunto de ideias e ideais que sirvam de ORIENTAÇÃO para a condução da formação da escola.

“A responsabilidade perante uma terra que é de Deus implica que o ser humano, dotado de inteligência, respeite as leis da natureza e os delicados equilíbrios entre os seres deste mundo.”

Papa Francisco, Laudato Si

Como profissão dedicada à construção física do ambiente humano, à Engenharia cabe o papel de incluir, nos planos, projetos, construções e utilização de soluções técnicas, os preceitos do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

PROTEÇÃO e RECOMPOSIÇÃO de CONDIÇÕES AMBIENTAIS, bem como IMPACTOS dos empreendimentos na sociedade como um todo, devem ser considerados princípios inarredáveis da Engenharia.

Em sua Carta Encíclica Laudato Si, de 24 de maio de 2015, o Papa Francisco realçou o desafio de proteger a natureza como sendo nossa casa comum, ressaltando a preocupação de unir toda a família humana na busca de um DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INTEGRAL.

Suas exaltações coincidem com a crescente ocupação de líderes globais e locais de todo a humanidade com questões que unem EVENTOS ECOLÓGICOS E HUMANOS em um COMPLEXO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL.

Repercutindo tais discursos, a ONU traça, desde 1972, uma consistente trajetória na tentativa de concentração das ações de países e empresas no ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS percebidos.

Partindo-se do conceito de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: aquele que atende às demandas humanas no presente sem sacrificar as possibilidades de as futuras gerações atenderem a suas próprias necessidades. Constante do Relatório “Nosso Futuro Comum” de 1987, chegou-se em 2015 ao estabelecimento de 17 grandes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

A agenda de trabalho associada aos ODS contempla o desdobramento de 169 METAS a serem perseguidas pelas nações até 2030, por isto denominada AGENDA 2030.

“Não estamos falando de uma atitude opcional, mas de uma questão essencial de justiça, pois a terra que recebemos pertence também àqueles que hão de vir.”

Papa Francisco, Laudato Si

EMGE, uma Escola de Engenharia Sustentável Global

MODERNIZAÇÃO face aos desafios e crise socioambiental;

PREPARAÇÃO para a nova realidade de mercado;

CAPACITAÇÃO para atuar num mundo globalizado;

– Urgência de SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS INOVADORAS: para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, e para promover o desenvolvimento sustentável a partir de recursos locais;

INTERDISCIPLINARIDADE;

ENSINO PERSONALIZADO;

– Promoção do MÁXIMO DESENVOLVIMENTO HUMANO, TÉCNICO e PROFISSIONAL.

“A ciência e a tecnologia são um produto estupendo da criatividade humana que Deus nos deu.  A Tecnologia deu remédio a inúmeros males, que afligiam e limitavam o ser humano.”

Papa Francisco, Laudato Si