EcoDom: Um jeito mineiro de pensar a Educação Ambiental

Equipe EcoDom da E. E. Guimarães Rosa ganhadora do segundo lugar do Projeto Socioambiental 2018.

Por Ciangeli Clark e Caio Lara

Minas Gerais é terra da diversidade em seus mais diversos aspectos ambientais, sociais e econômicos. É retrato de um povo que vive da terra e para a terra. Portanto, respeitar o Meio Ambiente é fundamental para a continuidade da cultura mineira.

O Projeto Socioambiental ECODOM propõe ferramentas para fomentar a discussão ambiental nas escolas, despertando nos discentes e docentes a consciência e sensibilidade para criar ações que modifiquem e protejam o espaço escolar. Essas ferramentas respeitam e seguem a tradição dos cuidados ambientais dos mineiros.

Aproximadamente há 40 anos aconteceu a Conferência de Tbilisi – 1977, marco na defesa da efetivação da Educação Ambiental. Este importante evento já alertava a necessidade de o ser humano discutir, coletivamente, os problemas ambientais de maneira consciente e participativa em todos os níveis de ensino.