Dom Total supera a marca de 1 milhão de leitores em um mês

‘Em tempo de pandemia e fake news, as pessoas estão valorizando uma mídia seria, responsável e confiável’, diz reitor da EMGE (Gilmar Pereira/Dom Total)

Com conteúdo de qualidade, portal alcança 2,6 milhões de visualizações em 30 dias

Numa era em que todos não só têm acesso fácil à informação pelo avanço das tecnologias de comunicação, sobretudo a internet, mas que cada um pode produzir seu próprio conteúdo, manter a audiência é fenômeno que deve ser comemorado. É por esse motivo que o portal Dom Total celebra a marca de mais de 1 milhão de leitores únicos por mês.

A revista eletrônica, que contou por muito tempo com uma audiência de 700 a 800 mil usuários mensais, ultrapassou o registro de 1 milhão de identificadores (IPS) acessando-a num período de 30 dias. Cada IP teve vários acessos durante o mês, alguns, vários por dia, o que faz o número de visualizações de página ser infinitamente maior. Cada acesso teve visualizado mais de uma página por vez, expressando a fidelidade ou engajamento do leitor ao portal.

Para o reitor da EMGE, professor Franclim Sobral de Brito, esse êxito do Dom Total significa que, “num tempo de crise ética e política, em tempo de pandemia e fake news, as pessoas estão valorizando uma mídia séria, responsável e confiável”. Já para o reitor da Dom Helder, prof. Paulo Stumpf, “esta conquista se deve ao trabalho competente da equipe e de todos os seus colaboradores. Todos estão de parabéns! Parabéns também às comunidades acadêmicas da EMGE e da Dom Helder que apostaram neste veículo de comunicação”.

Atualmente o público do portal se concentra majoritariamente no Brasil, com 93% dos acessos, seguido por Portugal, Estados Unidos, Moçambique, Angola, Noruega, Argentina, Itália e Reino Unido. No Brasil, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul são aqueles com maior número de leitores. Já os números por cidade colocam São Paulo com o maior número de usuários (96.080), seguido por Rio de Janeiro (49.728), Belo Horizonte (42.241), Brasília (35.306), Curitiba (25.975) e Fortaleza (16.802). Tudo isso expressa que a revista eletrônica têm adquirido cada vez mais relevância nacional.

O site, que nasceu em 2005, pertence a Fundação Movimento Direito e Cidadania (FMDC), instituição que atua na formação humana e cidadã e que mantém duas grandes instituições de ensino superior em Belo Horizonte, a EMGE, escola de Engenharia e Ciência da Computação, e a Dom Helder, escola de Direito. Conforme o reitor da Dom Helder, o objetivo inicial do Dom Total era promover a comunicação entre estudantes e docentes da Dom Helder e publicar seus trabalhos acadêmicos. Só mais tarde se tornaria uma revista de notícias, serviço e análise aberta ao público.

A inspiração jesuíta, que motiva a missão da fundação, bem como as áreas de atuação de suas escolas marcam hoje o portal, que traz como editorias principais Direito, Religião, Meio Ambiente e Engenharia. Elas lhe renderam um público cativo e crescente, desejoso de conteúdo especializado e de qualidade. Por isso, além das notícias, o portal é guarnecido com um grande time de colunistas, expressando pontos de vista plurais, além de charges, foto galeria, vídeos e serviços como a liturgia diária para a audiência católica. Mais recentemente o Dom Total embarcou no mundo dos podcasts com o seu Direito em forma, que colabora na formação jurídica do público de maneira leve e acessível.

Dom Total