Dom Helder e EMGE participam de ‘Semana Laudato Si’

A Dom Helder Escola de Direito e a EMGE Escola de Engenharia, atendendo à convocação do Papa Francisco, convidam toda a comunidade acadêmica para live nesta sexta-feira (22) em comemoração à Semana Laudato si’. Com o tema “Laudato si’: para uma Ecologia Integral e Integrativa”, a live terá como participantes o defensor público Johny Giffoni, a líder indígena Marcivana Sateré Mawé, o frade franciscano Sinivaldo Silva Tavares e o professor Paulo Veríssimo, que atuará como moderador. A iniciativa é do projeto Transversalidade Políticas Públicas em Direitos Humanos da Dom Helder e EMGE, coordenado pelos professores Mariza Rios, Edmilson Ferreira e Rogério Vieira.

Tudo está interligado

Neste ano, a Semana Laudato Si é celebrada do dia 16 ao dia 22 de maio com o tema “Tudo está Interligado”, em memória aos cinco anos da assinatura da “Encíclica Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum” pelo Papa Francisco no dia 24 de maio de 2015. A carta se tornou de grande importância para a comunidade por ser a primeira encíclica papal dedicada exclusivamente a questões ambientais.

O pontífice, ainda em março, convidou todos os fiéis a participarem das comemorações promovidas pelo Vaticano. A iniciativa tem por objetivo levar a reflexão sobre o nosso papel perante o meio ambiente, além disso, a celebração em meio a uma pandemia demonstra sua importância.

Live

Conheça os participantes da “Live Cenpre Convida – Laudato si’: para uma Ecologia Integral e Integrativa”:

Johny Giffoni

Defensor Público do Estado do Pará. Mestrando em Direitos Humanos e pós-graduado em Direito da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Pará. Vem atuando nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Socioambientais de Comunidades Tradicionais, Direitos Humanos, Direito Indigenista, Direito da Criança e do Adolescente e Direito do Consumidor. É assessor voluntário da CNBB, do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e do Centro Alternativo de Cultura Padre Freddy (CAC), entre outras instituições.

Marcivana Sateré Mawé

Liderança Indígena, etnia Sateré Mawé, representante da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME), representante indígena no Sínodo para Amazônia.

Sinivaldo Silva Tavares

Frade franciscano, doutor em Teologia Sistemática pela Pontificia Università Antonianum, Roma. Pós-doutor nessa mesma disciplina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Pesquisador e professor de Teologia sistemática no Programa de Pós-graduação em Teologia na FAJE, Belo Horizonte.