Por que estudar Engenharia Química na EMGE?

O curso de Engenharia Química da EMGE obteve Conceito Máximo no MEC, em avaliação in loco realizada por uma Comissão de Especialistas composta por Engenheiros Químicos do INEP (Órgão Oficial de Avaliação do Sistema Federal de Ensino ligado ao MEC). A avaliação ocorreu nos dias 10/05/2015 a 13/05/2015 (Prot. nº 201406370; Cód. MEC nº 977977; Cód. Aval. nº 117534).

Os laboratórios do Curso de Engenharia Química têm tecnologia avançada com o que existe de mais inovador e tecnológico a fim de formar o profissional altamente capacitado para enfrentar os desafios da atualidade. Por isso, também os laboratórios de Engenharia Química da EMGE obtiveram Conceito Máximo no MEC.


Ao ingressar no Curso de Engenharia da EMGE, você é admitido a uma rede internacional de universidades.

É uma Rede Internacional de Universidades com aproximadamente 500 (quinhentos) anos de tradição na educação e uma metodologia de ENSINO PERSONALIZADO. A Pedagogia de Santo Inácio de Loyola (Pedagogia Inaciana) é desenvolvida pela EMGE especificamente para os Cursos de Engenharia. Através da Pedagogia dos Jesuítas, o estudante tem uma formação personalizada que lhe possibilita enfrentar eventuais desafios de aprendizagem e desenvolver ao máximo suas potencialidades.

No Brasil, pela iniciativa de São José de Anchieta (Patrono da EMGE), os Jesuítas criaram o primeiro Colégio do Brasil, em 1554, no local que deu origem à Cidade de São Paulo, e a primeira universidade particular do Brasil, a PUC-Rio.

Atualmente, a Rede Internacional de Universidade dos Jesuítas conta com mais de 200 (duzentas) instituições presentes no mundo todo. Isto significa: ensino personalizado com qualidade de excelência e intercâmbio acadêmico internacional com acesso ao que existe de melhor e mais avançado em Engenharia Química no mundo atual.

A Engenharia Química foi criada no “Massachussets Institute of Tecnology – MIT” em 1888 por Lewis Norton. Nos anos seguintes, 1892 e 1894 surgiram os cursos na “University of Pensilvania” e “Tulane University”, respectivamente; ela é responsável pela transformação de matérias primas em bens de consumo, dedicando-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos Processos e dos seus Produtos. Neste âmbito inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios. É uma engenharia que está associada às engenharias tradicionais e à tecnologia, englobando um conjunto maior de conhecimentos, competências e habilidades.

Na EMGE, o curso de Engenharia Química participa da missão institucional de promover uma educação personalizada e de excelência nas áreas de engenharia, com três fatores convergentes e transversais: a teoria técnica; a prática técnica e a reflexão do fazer técnico. Estes três fatores estarão em permanente diálogo inter e transdisciplinar numa dinâmica transversal de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Assim a Engenharia Química da EMGE se insere no cenário nacional e internacional na medida em que as revoluções tecnológicas, as exigências de se conciliar saberes cada vez mais complexos com a dimensão humana e social e o crescente fenômeno do desenvolvimento sustentável buscam eco em modelos de coletividade pautados pela dialética da tensão entre a exclusão e a inclusão tecnológica e suas derivações.

Dentre as atividades industriais de maior importância para Minas Gerais, tem papel preponderante a extração de minerais metálicos e não metálicos, a indústria de transformação, com destaque para siderurgia e fundição, o setor de alimentos e fertilizantes, a indústria automobilística e a indústria química, especialmente o setor de plásticos, cuja produção destina-se principalmente a atender outras cadeias produtivas. Tem papel relevante também o setor de energia, sendo Minas Gerais um dos maiores produtores de energia hidroelétrica do país, com grandes geradores, dos quais se destacam a usina hidrelétricas de Furnas, Itumbiara e São Simão.

O Estado, segundo dados de 2012, é o terceiro que mais exporta no país, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A pauta de exportações do Estado, no entanto, é muito concentrada e baseada em produtos primários, principalmente minério de ferro (43%), café (11%), ferro-ligas (6%) e ouro (5%).

Diante desse cenário, dois fatos revestem-se de grande importância para o curso de Engenharia Química da EMGE:

  • a região metropolitana de Belo Horizonte, com mais de 5 milhões de habitantes, é a mais numerosa de Minas Gerais, representando, segundo dados do censo de 2012, cerca de 25% da população do estado;
  • apresenta-se como grande desafio incentivar a atuação do engenheiro químico formado em Minas Gerais em setores de maior conteúdo tecnológico, tais como biotecnologia, fármacos, energia renovável, nanotecnologia, áreas nas quais a engenharia química assume papel de grande importância.

O perfil do egresso do Curso de Graduação de Engenharia Química da EMGE, além de corresponder às diretrizes do Projeto Pedagógico da Instituição (PPI), deve também conter as características que configuram as metas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), conforme a seguir:

  1. Capacidade técnica para analisar, desenvolver e aprimorar produtos e processos que envolvam a grande área da Química;
  2. Competência profissional para atuar em diálogo interdisciplinar com diversas áreas profissionais e técnicas como: projetos e instalações, controle, planejamento e gestão de processos e produtos, P&D, tratamento de efluentes, baseado sempre num contexto de desenvolvimento social, ecológico e economicamente sustentável;
  3. Excelência em capacitação técnico-profissional na sua área de Graduação e de atuação profissional;
  4. Profunda formação humanística com conhecimentos interdisciplinares que o possibilitam uma compreensão do objeto de seu trabalho contextualizado e atualizado no meio social de sua localização;
  5. Conduta ética associada à responsabilidade socioambiental e profissional;
  6. Capacidade de apreensão de novos conhecimentos, através dos estudos e pesquisas, e de transmissão dos mesmos através da docência acadêmica;
  7. Habilidade profissional para equacionar problemas e buscar soluções inovadoras para as demandas profissionais e sociais;
  8. Conhecimento técnico para desenvolver permanentemente métodos e soluções de desafios aliando segurança científica com economicidade e responsabilidade socioambiental.

 

Disciplina Crédito H/a
1º Período Cálculo I 4 72
Física I 4 72
Química Geral 4 72
Desenho Técnico e Geometria Descritiva 2 36
Português 4 72
Engenharia Química 2 36
Subtotal 20 360
2º Período Cálculo II 4 72
Física II 4 72
Engenheiro no mercado 2 36
Química Inorgânica I 2 36
Engenharia e Direito 2 36
Química Orgânica 4 72
Laboratório de Química 2 36
Subtotal 20 360
3º Período Cálculo III 6 108
Eletromagnetismo 2 36
Química Inorgânica II 4 72
Química Orgânica II 2 36
Filosofia: Razão e Ética 2 36
Programação I 2 36
Laboratório de Física 2 36
Subtotal 20 360
4º Período Laboratório de Eletromagnetismo 4 72
Engenharia de Segurança 2 36
Bioquímica 4 72
Mecânica dos Sólidos 4 72
Química Analítica I 4 72
Programação II 2 36
Subtotal 20 360
5º período Laboratório de Química Analítica I 2 36
Química Ambiental 2 36
Processos Químicos I 4 72
Transferência de Massa 4 72
Laboratório de Bioquímica 2 36
Termodinâmica I 4 72
Gestão de Resíduos Sólidos 2 36
Subtotal 20 360
6º período Laboratório de Química Analítica II 4 72
Termodinâmica II 4 72
Processos Químicos II 4 72
Mecânica dos Fluidos 4 72
Economia Aplicada 2 36
Laboratório de Físico-Química 2 36
Subtotal 20 360
7º Período Disciplina Crédito H/a
Laboratório de Fenômeno de Transportes 4 72
Gestão de Projetos 4 72
Cálculo de Reatores I 6 108
Operações Unitárias A 4 72
Ética Profissional 2 36
Subtotal 20 360
8º Período Engenharia de Análise e Controle de Processos I 4 72
Projeto de Processos Químicos 2 36
Operações Unitárias B 4 72
Cálculo de Reatores II 4 72
Empreendedorismo 2 36
Optativa I 2 36
Estágio I 4 72
Subtotal 22 396
9º Período Engenharia de Análise e Controle de Processos II 6 108
Laboratório de Operações Unitárias 4 72
Operações Unitárias C 4 72
Optativa II 2 36
TC – Trabalho de Conclusão 2 36
Estágio II 4 72
Subtotal 22 396
10º Período Laboratório de Unidade Industrial 4 72
Engenharia Ambiental 4 72
Controle Estatístico e Probabilidades 4 72
Optativa III 2 36
TC – Trabalho de Conclusão 2 36
Estágio III 6 108
Subtotal 22 396
Total   206 3708

 

Relação das disciplinas optativas
Item Disciplinas Crédito H/a
1 Libras 2 36
2 Legislação social 2 36
3 Planejamento Ambiental 2 36
4 OSMI - Organização, Sistemas e Métodos Integrados 2 36
5 Gestão de Pessoas 2 36
6 Direitos Humanos 2 36

 

Organização Curricular
Item Conteúdo Horas/aula
1 Unidades Curriculares Obrigatórias 3348
2 Unidades Curriculares de Livre Escolha - optativas 108
3 Estágio Curricular Obrigatório 252
4 Atividades Complementares 200
Total Carga Horária 3908