Por que estudar Ciência da Computação na EMGE?

O curso de Ciência da Computação da EMGE obteve Conceito Máximo no MEC, em avaliação in loco realizada por uma Comissão de Especialistas composta por Cientistas da Computação do INEP (Órgão Oficial de Avaliação do Sistema Federal de Ensino ligado ao MEC). A avaliação ocorreu nos dias 12/08/2015 a 15/08/2015 (Prot. nº 201406356; Cód. MEC nº 977982; Cód. Aval. nº 117527).

Os laboratórios do Curso de Ciência da Computação têm tecnologia avançada com o que existe de mais inovador e tecnológico a fim de formar o profissional altamente capacitado para enfrentar os desafios da atualidade. Por isso, também os laboratórios de Ciência da Computação da EMGE obtiveram Conceito Máximo no MEC.


Ao ingressar no Curso de Ciência da Computação da EMGE, você é admitido a uma rede internacional de universidades.

É uma Rede Internacional de Universidades com aproximadamente  500 (quinhentos) anos de tradição na educação e uma metodologia de ENSINO PERSONALIZADO. A Pedagogia de Santo Inácio de Loyola (Pedagogia Inaciana) é desenvolvida pela EMGE especificamente para os Cursos de Engenharia e Ciência da Computação. Através da Pedagogia dos Jesuítas, o estudante tem uma formação personalizada que lhe possibilita enfrentar eventuais desafios de aprendizagem e desenvolver ao máximo suas potencialidades.

No Brasil, pela iniciativa de São José de Anchieta (Patrono da EMGE), os Jesuítas criaram o primeiro Colégio do Brasil, em 1554, no local que deu origem à Cidade de São Paulo, e a primeira universidade particular do Brasil, a PUC-Rio.

Atualmente, a Rede Internacional de Universidade dos Jesuítas conta com mais de 200 (duzentas) instituições presentes no mundo todo. Isto significa: ensino personalizado com qualidade de excelência e intercâmbio acadêmico internacional com acesso ao que existe de melhor e mais avançado em Ciência da Computação no mundo atual.

O Curso de Ciência da Computação é hoje o mais concorrido em relação aos Cursos de Informática, dedica-se à Ciência da Computação e o uso da tecnologia na solução de problemas ligados às mais diversas áreas do conhecimento.

Segundo as Diretrizes Curriculares do MEC, os cientistas da computação são responsáveis pelo desenvolvimento cientifico (teorias, métodos, linguagens, modelos, entre outras) e tecnológico da Computação. Eles constroem ferramentas que são normalmente utilizadas por outros profissionais da área de Computação, responsáveis pela construção de software/hardware para usuários finais. Eles são também responsáveis pela infraestrutura de software dos computadores (sistemas operacionais, compiladores, banco de dados, navegadores entre outras) e software para sistemas embarcados, sistemas moveis, sistemas de computação nas nuvens entre outros. Também são responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações de propósito geral. Os cientistas da computação aplicam métodos e processos científicos para o desenvolvimento de produtos corretos. Sabem fazer uso da interdisciplinaridade, na medida em que conseguem combinar ciências, dando a elas um tratamento computacional.

A Ciência da Computação contribui para o desenvolvimento humano e social, bem como o progresso regional e nacional na medida em que suas práticas permeiam as exigências empresariais de pequena e grande escala, que pressupõem valores ambientais agregados, bem como tecnologia avançada e fundamentada em práticas sociais e conhecimentos tradicionais das ciências exatas.

 

Segundo pesquisa da IDC encomendada pela Salesforce, existirão até 2022 195 mil novas vagas para Cientistas da Computação e profissionais de tecnologia da informação. De tal modo que a área tecnologia é uma das áreas que mais contribui para a queda da taxa de desemprego do Brasil. Já para o Gartner, o número de novos postos de trabalho podem chegar a mais de 2 milhões no mundo em 2025.

A formação em Ciência da Computação oferece um vasto campo de atuação profissional, pois praticamente todos os segmentos do mercado precisam de Cientistas da Computação e profissionais de tecnologia para apoiar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus negócios.

Dentre as várias posições que um Cientista da Computação pode ocupar, abaixo estão listadas algumas das principais:

  • Cientista de Dados;
  • Engenheiro de Inteligência Artificial;
  • Gerente de TI;
  • Desenvolvedor;
  • Engenheiro de software;
  • Gerente de projetos;
  • Analista de sistema;
  • Administrador de banco de dados, entre outros.

 

O perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da EMGE - Escola de Engenharia, além de corresponder às diretrizes do Projeto Pedagógico da Instituição (PPI), deve também conter as características que configuram as metas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e levar em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação, conforme a seguir:

  1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolve;
  2. Possuam visão global e interdisciplinar de sistemas e entendem que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação;
  3. Conheçam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise;
  4. Conheçam os fundamentos teóricos da área de Computação e como esses fundamentos influenciam na prática;
  5. Sejam reflexivos na construção de sistemas de computação por entender que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas;
  6. Possuam a capacidade de criar soluções para problemas complexos que têm muitas relações entre domínios de conhecimento e de aplicação;
  7. Reconheçam que é fundamental a inovação e a criatividade e entendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes. Sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados;
  8. Capacidade para gerar conhecimento científico e inovação permitindo estender suas competências à medida que a área se desenvolve;
  9. Domínio de conhecimentos de programação, redes de computadores, comunicação de dados, sistemas operacionais, inteligência artificial, matemática e física;
  10. Competência para atuar em permanente diálogo interdisciplinar, aplicando a tecnologia da computação às áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e de Engenharia Civil, propondo soluções inovadoras e criativas para os diversos desafios que a atuação profissional lhe apresentar;
  11. Profunda formação humanística com conhecimentos interdisciplinares que o possibilitam uma compreensão do objeto de seu trabalho contextualizado e atualizado no meio social de sua localização;
  12. Conduta ética associada à responsabilidade socioambiental e profissional;
  13. Capacidade de apreensão de novos conhecimentos, através dos estudos e pesquisas, e de transmissão dos mesmos através da docência acadêmica;
  14. Habilidade profissional para equacionar problemas e buscar soluções inovadoras para as demandas profissionais e sociais;
  15. Conhecimento técnico para desenvolver permanentemente métodos e soluções de desafios aliando segurança científica com economicidade e responsabilidade socioambiental.
Disciplina Crédito H/a
1º Período Introdução à Ciência da Computação 2 36
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica 4 72
Algoritmos e Estrutura de Dados I 4 72
Lab. Algoritmos e Estrutura de Dados I 2 36
Lógica Matemática 2 36
Português 2 36
Matemática Discreta 4 72
Subtotal 20 360
2º Período Cálculo I 4 72
Álgebra Linear 4 72
Física I 4 72
Algoritmos e Estrutura de Dados II 4 72
Introdução a Sistemas Lógicos Digitais 2 36
Laboratório de Intro. a Sistemas Lógicos Digitais 2 36
Subtotal 20 360
3º Período Cálculo II 4 72
Física II 4 72
Experimentação Física II 2 36
Algoritmos e Estrutura de Dados III 4 72
Arquitetura e Organização de Computadores I 4 72
Sociologia 2 36
Subtotal 20 360
4º Período Cálculo III 4 72
Estatística e Probabilidade 4 72
Interação Humano-Computador 2 36
Arquitetura e Organização de Computadores II 4 72
Lab. Arquitetura e Organização de Computadores II 2 36
Metodologia Científica 2 36
Filosofia 2 36
Subtotal 20 360
5º período Grafos e Teoria da Complexidade 4 72
Linguagens de Programação 4 72
Lab. Linguagens de Programação 2 36
Arquitetura e Organização de Computadores III 4 72
Engenharia de Software I 4 72
Direito Digital 2 36
Subtotal 20 360
6º período Engenharia de Software II 4 72
Sistemas Operacionais 4 72
Lab. Sistemas Operacionais 2 36
Projeto e Análise de Algorítmos 4 72
Teoria de Linguagens 4 72
Empreendedorismo 2 36
Subtotal 20 360
7º Período Banco de Dados 4 72
Computação Gráfica 4 72
Compiladores 4 72
Rede de Computadores 4 72
Lab. de Rede de Computadores 2 36
Computadores e Sociedade 2 36
Subtotal 20 360
8º Período Inteligência Artificial 4 72
Processamento de Imagens Digitais 4 72
Segurança de Redes 4 72
Computação Paralela 4 72
Gestão Ambiental - Resíduos Sólidos - Lixo Eletrônico 2 36
Estágio I 4 72
Subtotal 22 396
9º Período Pesquisa Operacional 4 72
Gerência de Tecnologia da Informação 4 72
Disciplina Optativa I 4 72
Disciplina Optativa II 4 72
Estágio II 4 72
Trabalho de Conclusão do Curso I 2 36
Subtotal 22 396
10º Período Disciplina Optativa III 4 72
Disciplina Optativa IV 4 72
Disciplina Optativa V 2 36
Disciplina Optativa VI 4 72
Estágio III 6 108
TCII – Trabalho de Conclusão II 2 36
Subtotal 22 396
Total   206 3708

 

 

Relação das disciplinas optativas
Item Disciplinas Crédito H/a
1 Libras 2 36
2 Legislação Social 2 36
3 OSMI - Organização, Sistemas e Métodos Integrados 2 36
4 Gestão de Custos 2 36
5 Direito Empresarial 2 36
6 Direitos Humanos 2 36
7 Aprendizado de Máquina 4 72
8 Mineração de Dados Textuais 4 72
9 Visão Computacional 4 72
10 Desenvolvimento para Dispositivos Móveis 4 72
11 Biologia Computacional 4 72
12 Desenvolvimento de Aplicações WEB 4 72
13 Algoritmos Bio-inspirados 4 72
14 Robótica 4 72

 

 

Organização Curricular
Item Conteúdo Horas/aula
1 Unidades Curriculares Obrigatórias 3060
2 Unidades Curriculares de Livre Escolha - optativas 396
3 Estágio Curricular Obrigatório 252
4 Atividades Complementares 200
Total Carga Horária 3908