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Apresentação do curso

Por que estudar Engenharia Civil na EMGE?

O curso de Engenharia Civil da EMGE obteve Conceito Máximo no MEC, em avaliação in loco realizada por uma Comissão de Especialistas composta por Engenheiros Civis do INEP (Órgão Oficial de Avaliação do Sistema Federal de Ensino ligado ao MEC). A avaliação ocorreu nos dias 19/08/2015 a 22/08/2015 (Prot. nº 201406355; Cód. MEC nº 977979; Cód. Aval. nº 117526). 

Os laboratórios do Curso de Engenharia Civil têm tecnologia avançada com o que existe de mais inovador e tecnológico a fim de formar o profissional altamente capacitado para enfrentar os desafios da atualidade. Por isso, também os laboratórios de Engenharia Civil da EMGE obtiveram Conceito Máximo no MEC.

 

Rede Internacional com Ensino Personalizado 

Ao ingressar no Curso de Engenharia da EMGE, você é admitido a uma rede internacional de universidades. 

É uma Rede Internacional de Universidades com aproximadamente 500 (quinhentos) anos de tradição na educação e uma metodologia de ENSINO PERSONALIZADO. A Pedagogia de Santo Inácio de Loyola (Pedagogia Inaciana) é desenvolvida pela EMGE especificamente para os Cursos de Engenharia. Através da Pedagogia dos Jesuítas, o estudante tem uma formação personalizada que lhe possibilita enfrentar eventuais desafios de aprendizagem e desenvolver ao máximo suas potencialidades.

No Brasil, pela iniciativa de São José de Anchieta (Patrono da EMGE), os Jesuítas criaram o primeiro Colégio do Brasil, em 1554, no local que deu origem à Cidade de São Paulo, e a primeira universidade particular do Brasil, a PUC-Rio. 

Atualmente, a Rede Internacional de Universidade dos Jesuítas conta com mais de 200 (duzentas) instituições presentes no mundo todo. Isto significa: ensino personalizado com qualidade de excelência e intercâmbio acadêmico internacional com acesso ao que existe de melhor e mais avançado em Engenharia Civil no mundo atual.

 

Por que ser Engenheiro Civil?

O Engenheiro Civil contribui para o desenvolvimento humano e social, bem como o progresso regional e nacional na medida em que suas práticas permeiam as exigências hodiernas mercadológicas que pressupõem valores ambientais agregados, como paisagem cultural e histórica, etc., bem como tecnologia avançada e fundamentada em práticas sociais e conhecimentos tradicionais das ciências exatas. Outro fator importante que se incorpora a este ramo da Engenharia é a habilidade de gestão de pessoas e de recursos de diversas categorias, que deverão ser empreendidas na consecução produtiva comprometida com os ramos empresariais e de prestação de serviço, uma vez que a qualificação do Engenheiro Civil é indispensável à realização racional e equilibrada dos recursos disponíveis para o crescimento econômico e a otimização do trabalho.

 

Mercado de trabalho e área de atuação

O número de profissionais da Engenharia Civil, no Brasil, apresenta um déficit considerável considerando seu tamanho de dimensões continentais e o seu estágio de desenvolvimento.   E dentre os setores que mais apresentam movimentações, pode-se destacar o setor privado, na área de construção e operação de estradas, portos, aeroportos e hidrelétricas, além da atuação na indústria e na informática. Assim, a atuação nas edificações residenciais, comerciais e industriais, o trabalho com estruturas e fundações, a atuação em obras hidráulicas e de saneamento bem como nas obras de infraestrutura e de transporte, na administração predial, na emissão de laudos técnicos etc., permite ao egresso da engenharia civil uma gama de oportunidades no mercado de trabalho  podendo  atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte bem como abrir seu próprio negócio.

O curso de Engenharia Civil da EMGE promoverá uma formação de excelência possibilitando não apenas formar engenheiros para atuarem como funcionários, mas também capacitar os futuros profissionais, para serem empreendedores, ampliando ainda mais seu ingresso no mercado de trabalho.

 

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Graduação de Engenharia Civil da EMGE, além de corresponder às diretrizes do Projeto Pedagógico da Instituição (PPI), deve também conter as caraterísticas que configuram as metas do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), conforme a seguir:

  1. Competência acadêmica para planejar, projetar, construir, gerenciar e realizar manutenção em obras e serviços de edificações, estruturas, geotecnia, transportes, recursos hídricos e saneamento;
  2. Capacidade técnica para atuar profissionalmente em diálogo interdisciplinar em quatro grandes áreas: Transportes, Estruturas, Ambiental e Construção Civil;
  3. Conhecimento acadêmico para solucionar problemas reais e simulados da Engenharia Civil;
  4. Excelência em capacitação técnico-profissional na sua área de Graduação e de atuação profissional;
  5. Profunda formação humanística com conhecimentos interdisciplinares que o possibilitam uma compreensão do objeto de seu trabalho contextualizado e atualizado no meio social de sua localização;
  6. Conduta ética associada à responsabilidade socioambiental e profissional;
  7. Capacidade de apreensão de novos conhecimentos, através dos estudos e pesquisas, e de transmissão dos mesmos através da docência acadêmica;
  8. Habilidade profissional para equacionar problemas e buscar soluções inovadoras para as demandas profissionais e sociais;
  9. Conhecimento técnico para desenvolver permanentemente métodos e soluções de desafios aliando segurança científica com economicidade e responsabilidade socioambiental.

 

Coordenador

Profa. Dra. Aline Almeida da Silva Oliveira

Profa. Dra. Aline Almeida da Silva Oliveira

Coordenador do curso de Engenharia Civil

Possui Doutorado (2014) e Mestrado (2010) em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Química-bacharelado pela UFMG (2008) com graduação sanduíche em Regis University/USA (2007). Realiza pós-doutorado desde set/2014 e possui experiência na área de materiais nanoestruturados, materiais anfifílicos, catálise e química ambiental. Possui 3 patentes e 11 artigos publicados, além de outros submetidos recentemente. Possui experiência em docência (desde 2011) nas instituições CEFET/MG e UFMG. Vencedora do Prêmio Inventor Petrobrás (2013) e das competições de Empreendedorismo Tecnológico: Venture Labs Latin Moot Corp (2011), Idea to Product Global competition (2010) e Idea to Product Latin America (2010).

Currículo Lattes

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