Conheça a oração a São José de Anchieta para tempos de epidemias

São José de Anchieta, patrono da EMGE Escola de Engenharia

Na última quinta-feira (19), foi celebrado o aniversário de nascimento de São José de Anchieta, patrono da EMGE Escola de Engenharia. Ele nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), em 1534. Aos 19 anos, foi enviado ao Brasil pela Companhia de Jesus e ajudou a fundar as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de Guarapari e Anchieta, no Espírito Santo. Anchieta teve papel fundamental na unidade do país, em termos de território, língua, cultura e fé, durante as invasões dos franceses. Em 2014, foi canonizado pelo Papa Francisco.

“A situação limite em que o nossos povos se encontram exigem de nós os melhores esforços. São José de Anchieta viveu no seu tempo grandes epidemias e foi capaz de colocar seu talento a serviço de muitos. No início do seu apostolado em Piratininga, teve que enfrentar grandes desafios. Como em 19 de março celebramos o aniversário de nascimento do Apóstolo do Brasil, que sua intercessão e exemplo nos conduza a buscar a Jesus Cristo, Sol de nossa vida”, afirma Dom Fernando Saborido, atual Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, em imprimatur lembrado pelo padre Felipe Soriano na última quinta-feira (19).

Confira abaixo a oração a São José de Anchieta nas epidemias:

São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, a quem confiamos a saúde de corpo e da alma do povo desta terra, que encontraste boa saúde nestes trópicos e recomendaste as terras do Brasil, vinde em nosso auxílio, diante desta grande calamidade que nos assola. Foste tu que se colocaste entre a sala de aula e a enfermaria socorrendo muitos filhos e filhas, que te procuravam na missão de Piratininga, atormentados de inúmeras enfermidades e epidemias. Foste tu que na carência total se fez médico e com as plantas desta terra encontrou veículo para novas medicinas. Foste tu que movido pelo zelo do Evangelho tentou salvar a muitos por meio da Palavra e da Eucaristia, aumentai em nós a Fé, a Esperança e a Caridade, para que, movidos pelos mesmos sentimentos de Cristo, possamos servir os mais pobres e necessitados. Como foste tudo para todos, faça-nos colocar toda a nossa confiança nas mãos de Cristo Jesus. Para que, no nosso pôr do sol, brilhe vitoriosa a luz do Cristo. Que a Virgem Maria rogue por nós, em nossas agonias e angústias, dando-nos seu Filho Jesus como remédio para a nossa vida. São José de Anchieta, rogai por nós. Amém.