Campeonato Estadual de Matemática (CEM) abre inscrições

Está chegando a segunda edição do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) realizado pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e apoiado pela Dom Helder Escola de Direito. A competição destina-se aos jovens de 16 a 21 anos e visa difundir a cultura do estudo da disciplina matemática com atividades lúdicas e interativas.

Os participantes irão concorrer a duas viagens sendo elas à Agência Espacial Norte-Americana (NASA), localizada em Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, para os campeões, e, à Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, para os classificados em segundo lugar.

Além das viagens, os participantes concorrerão a 50 bolsas de estudos em cada um dos cursos da EMGE – Engenharia Civil e Ciência da Computação. Aos professores, além de acompanhar os alunos nas viagens, serão distribuídas 5 bolsas de estudos nos mesmos cursos.

O campeonato ocorrerá ao longo do ano, de abril a setembro, dividindo-se em três etapas: inscrição, tarefas online e competição final presencial.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril, de forma gratuita, pelo aplicativo CEM-EMGE. Os interessados formarão duplas e terão um professor treinador, não havendo limite de duplas por escola ou por professor treinador.

As tarefas online serão disponibilizadas no aplicativo a partir do dia 14 de abril, sendo estes postados quinzenalmente até o dia 24 de agosto. Os exercícios deverão ser respondidos pelos competidores no período de seis dias corridos. As atividades não serão eliminatórias, mas contarão pontos para um ranking geral que indicará os finalistas.

A final ocorrerá no dia 19 de setembro, no auditório da EMGE, localizada no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. As duplas finalistas serão submetidas a desafios matemáticos e de raciocínio lógico em tempo real.

Confira o estatuto e inscreva-se!

Abaixo os links para baixar o aplicativo:

IOS – http://bit.ly/appCEMapple

Android – http://bit.ly/appCEM2020

Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail cem@emge.edu.br ou pelo WhatsApp (31) 99981-1438.