Campeonato Estadual de Matemática atrai mais de 5.000 alunos de 226 escolas

“Um número muito acima do esperado”. Essa a avaliação da direção da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) sobre o balanço das inscrições do Campeonato Estadual de Matemática, cujas inscrições se encerraram ontem (15 de maio). “Após a abertura do edital para todas as escolas estaduais de Minas Gerais aderirem à competição, o número de inscrições aumentou 100%. A competição agora está mais acirrada”, avaliou o reitor da EMGE, Franclim Jorge Sobral de Brito.

Inicialmente, o CEM estava aberto apenas às escolas públicas de ensino médio que participam do projeto EcoDom, organizado em conjunto pela EMGE e a Escola de Direito Dom Helder, mas o interesse foi tamanho que as inscrições foram abertas para todo o Estado. “O número de inscritos comprova que, ao contrário do que se pensa, o interesse pela matemática existe”, avalia a professora Aline Almeida Oliveira, coordenadora do CEM. “É preciso estimular o estudo da matemática porque ela é essencial para o desenvolvimento de uma nação”, comenta a professora.