Caminhada ecológica une mais de 10 mil estudantes em prol do meio ambiente em BH

Emoção à flor da pele. Não há expressão que melhor defina a VI Caminhada Ecológica. Cerca de dez mil pessoas, entre estudantes, professores e ambientalistas, fizeram uma grande festa na manhã desta sexta-feira (23) em Belo Horizonte. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a defesa da água e a sustentabilidade socioambiental, além de encerrar o Projeto Socioambiental 2018 do Movimento ECODOM, os belorizontinos vestiram a camisa e apoiaram a caminhada.

Homenagens, muita dança, cantoria e claro: alegria de sobra. Com faixas, instrumentos musicais, fantasias feitas com materiais recicláveis e gritos em defesa do meio ambiente, a população e os milhares de estudantes saíram da Praça Raul Soares, passaram pela Avenida Olegário Maciel até chegar a Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.

Coordenador-geral do Movimento ECODOM, o professor Francisco Haas avaliou que a ‘a VI Caminhada Ecológica foi sem dúvida a festa da maior grandeza do Movimento’.

“Conseguir reunir mais de 10 mil estudantes, professores, funcionários e familiares de mais de 100 escolas participantes do Projeto Socioambiental de 2018 é uma grata surpresa. Este ano começamos com 118 escolas e terminamos nesta VI Caminhada Ecológica com a presença de 100 escolas é um espetáculo à parte. O tema da nossa caminhada este ano foi água com um link especial de cada escola do projeto desenvolvido durante o ano todo. Na Praça da Assembleia Legislativa tivemos as finais dos concursos ‘Dança de Rua’ e ‘Garoto e Garota ECODOM 2018’. Também foram conhecidos os ganhadores do Projeto Socioambiental de 2018. Agradeço a parceria e apoio da Dom Helder, da EMGE, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, das 118 escolas parceiras e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, disse Haas, que também é Pró-reitor da Dom Helder e da EMGE.

O professor coordenador do Projeto, Luiz Chaves ressaltou a participação dos alunos na caminhada. “Foi uma grata surpresa. Nós tivemos milhares de alunos presentes. Nós tivemos em torno de dez mil estudantes participando. É um encerramento com chave de ouro do Projeto que deu certo e que está cada dia mais contagiando as escolas e que hoje tem o apoio da Secretaria de Educação. Eu não tenho dúvida que a partir do próximo ano cada vez mais nós vamos convencer que esse projeto ele não é bom só para as escolas, ele é bom para a população, ele é bom para toda a cidade de Belo Horizonte”, destaca.

Em sua fala, o reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Paulo Stumpf, SJ, parabenizou os alunos e os incentivou. Para ele, todo os alunos são capazes de alcançar seus sonhos e objetivos. “Somos capazes de construir uma sociedade melhor, ecologicamente sustentável, com direito a educação e a qualidade de vida. Parabéns a vocês! Nós também acreditamos no potencial que vocês têm de conquistar e construir os seus sonhos”, destacou.

Clique aqui, confira a matéria completa e o álbum de fotos.