Bolsistas EcoDom: construindo um caminho para o futuro

1ª reunião com a equipe da Escola Estadual Guimarães Rosa aperfeiçoando o projeto do ano anterior quando foi vice-campeã do movimento ECODOM

Por Thiago Loures

O cadastro das escolas que se comprometeram em participar do Movimento EcoDom 2019 na construção de escolas públicas sustentáveis já foi concluído e o mês de abril foi marcado pela primeira tarefa do Projeto Socioambiental: o diagnóstico das escolas. As escolas parceiras também puderam se inscrever na certificação da Pegada Ambiental, bem como ainda podem se cadastrar no 1º Campeonato Estadual de Matemática.

Por meio do preenchimento de um formulário, com perguntas como sobre o número de pias, torneiras, lâmpadas LED, estado de conservação da escola e do entorno escolar foi possível ter o diagnóstico das Escolas Estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As equipes EcoDom, formadas por alunos do ensino médio dessas escolas, puderam desenvolver um olhar diferente para a comunidade escolar, um olhar de cuidado, zelo e sensação de pertencimento.

A professora orientadora do projeto na E. E. Margarida de Melo Prado, Ludmila de Castro, no bairro Monte Azul, destaca que “a partir da implantação do projeto, em maio de 2014, a escola e os professores tiveram uma mudança significativa na dinâmica de trabalho com os alunos, ao apresentar para eles uma nova visão do ambiente no qual eles estão inseridos, foi possível mudar hábitos e comportamentos, tanto no aspecto individual quanto coletivo”.