Às vezes, menos é mais!

– Por Rafael Lemos e Tiago Campos, estudantes da turma de Empreendedorismo | Engenharia Civil – EMGE

Qual é seu objetivo?

Esta pergunta simples nem sempre tem uma resposta tão simples assim. Tendo isso em mente, façamos uma reflexão: o que é um objetivo?

A definição formal de objetivo pode ser aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação, um propósito. Simples, não? Agora, lhe pergunto novamente: qual seu objetivo? A vida é cercada deles, e nos trazem felicidades, muitas vezes frustrações, mas sempre aprendizado! E isso me chamou atenção no desafio do Marshmallow, na aula de empreendedorismo.

Uma dinâmica que segue padrões internacionais e que consiste em construir uma torre com fios de espaguete, barbante, fitas adesivas e um Marshmallow, sendo que este último deverá ficar no topo da torre e ser sustentado pela estrutura. A equipe vencedora é a equipe que consegue construir a maior torre dentro do tempo estabelecido, sem se desfazer ou quebrar.

Este desafio testa muito nossa percepção de objetivo, pois nele é necessário equilíbrio dentro da equipe, no planejamento, execução, e claro, sem perder o foco em manter o Marshmallow no topo da estrutura!

Essa é uma analogia perfeita para nosso dia a dia. Às vezes perdemos o foco, nos atrapalhamos nos processos, não aproveitamos com eficiência os recursos que nos são disponibilizados e desperdiçamos diversas oportunidades de trabalhar em equipe e crescermos juntos.

Várias equipes tiveram problemas em montar suas estruturas. Umas não conseguiram se comunicar bem, não ficando claro qual a função de cada um no planejamento/execução. Outras equipes se atrapalharam em manter o foco, esquecendo do Marshmallow e o testando apenas no final, levando a estrutura a colapsar com o peso extra.

Isso nos mostra de maneira clara que não temos o costume de “prototipar”, o que aumenta significativamente as chances de falhar.

Minha equipe foi uma das que não conseguiram cumprir o objetivo. Fizemos os testes iniciais, conseguimos como equipe desempenhar bem as atividades, porém, perdemos o foco no final e acabamos deixando a ganância de ter a estrutura mais alta em pé atropelar o objetivo que era ter uma estrutura em pé que suportasse o Marshmallow. Lembre-se: Às vezes, menos é mais!

Falhamos, mas aprendemos. Aprendemos o quão importante é o trabalho em equipe, o valor do planejamento, criar protótipos, realizar testes, e o mais importante, manter o foco no objetivo.

Oferecer aos seus alunos uma visão empreendedora, dentro da Engenharia é uma das preocupações da EMGE com os seus alunos. O professor Mateus Bernardes é um dos responsáveis por abrir a mente dos alunos com relação a essa questão. A promoção de aulas como essa, despertam o olhar de nós alunos, para questões que estão além dos livros e manuais e enriquecem o aprendizado daqueles que estudam na EMGE.