Alunos participam de oficina sobre elaboração de currículos

Como se vestir para uma entrevista de emprego? Quais informações devem constar no currículo? Como responder as perguntas feitas pelos recrutadores? No último sábado (24), os alunos da Escola de Engenharia de Minas Gerais puderam esclarecer várias dúvidas durante a oficina ‘Elaboração de Currículo’, promovida em parceria com o Crea-Minas Júnior.

A palestrante foi Luiza Vieira, que possui formação em Secretariado Executivo e já atuou na assessoria, organização e apoio a equipes multidisciplinares em empresas dos setores automotivo e financeiro, como Fiat, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e Banco Mercantil do Brasil. De acordo com Luiza, o controle emocional é um dos principais pontos a serem observados no momento da entrevista.

“Perceba as suas emoções e entenda os seus gatilhos emocionais. Gatilhos emocionais são aqueles pensamentos que fazem a gente ter alguma sensação. O pensamento que diz ‘você não dá conta’, que te faz tremer, suar, gaguejar. A gente não pode deixar o pensamento ser o nosso vilão”, explicou Luiza. Outra dica passada pela palestrante é treinar em frente ao espelho. “Isso é a primeira coisa que você deve fazer para se sentir tranquilo. Pega um espelho, pode parecer um bobo, mas treine sozinho”, afirmou.

Durante a palestra, Luiza também compartilhou experiências pessoais e lembrou que a preparação para conquistar uma vaga de emprego vai além do currículo e das entrevistas. “Rede de contatos a gente faz em todo lugar, na vida. Busque ser uma pessoa boa, ter energia e brilho nos olhos. Seja a sua melhor versão em todos os lugares”, ressaltou.

Confira as fotos:

Patrícia Azevedo/Dom Total