Alunos participam da primeira aula prática no Laboratório de Materiais e Solos

Professora Luciana: orientações iniciais para os ensaios

No dia 12 de março foi realizada a 1ª aula prática no Laboratório de Materiais e Solos. A aula foi conduzida pela professora Luciana Magalhães, que leciona a disciplina Materiais de Construção para os alunos do 5º período da Engenharia Civil. Neste primeiro momento foram realizados dois ensaios: granulometria da areia e massa unitária de agregado. Além disso, os laboratoristas Marcus Vinícius e Gabriel Soares apresentaram aos alunos as instalações, equipamentos e instrumentos constantes no laboratório.

O Laboratório de Materiais e Solos possui dois ambientes modernos para a realização das aulas práticas. O primeiro ambiente possui uma estrutura de bancadas, quadro, projetor e televisão. No segundo ambiente estão diversos equipamentos, que serão utilizados nos ensaios específicos da Engenharia Civil. Cabe ao professor a escolha do melhor ambiente a ser utilizado na aula, em função das características do ensaio e do tema a ser estudado. Nesta 1ª aula a professora Luciana utilizou os dois ambientes.

Em breve iniciarão as aulas práticas da professora Gissele Rocha, que leciona a disciplina Mecânica dos Solos.

O professor Cláudio Soares é o responsável pelos laboratórios da EMGE. Segundo ele, a construção deste laboratório é mais uma evidência do compromisso da EMGE em oferecer uma formação de qualidade aos futuros engenheiros civis. “Sabe-se que o aprendizado é muito mais eficiente quando há uma interação com materiais, equipamentos, instrumentos, etc. Acrescento ainda que nosso laboratório conta com uma excelente estrutura, representando uma boa oportunidade para os professores e alunos desenvolverem pesquisas científicas”, aponta Cláudio.

Todos estão convidados para visitarem as novas instalações dos laboratórios, que estão localizados no piso S2. Confira as fotos: