Alunos da EMGE realizam projeto no Minecraft Education Edition

Estudantes reproduziram ambiente interno e externo da instituição.

Diante de uma realidade de isolamento social, as instituições de ensino vêm inovando nas possíveis formas de educação digital. A EMGE realizou um projeto com os alunos do 1º período de Ciência da Computação dentro da plataforma Minecraft Education Edition, no qual os estudantes propuseram soluções práticas para o ambiente da faculdade em relação a uma possível volta às aulas durante a pandemia do Covid-19.

O Minecraft é um jogo voltado para criação e estímulo de criatividade, que permite a reprodução de qualquer elemento da vida real através dos “blocos” de montagem disponíveis dentro do game. No caso do projeto da EMGE, os alunos puderam optar por refazer todo o espaço interno, externo ou ambos, pensando em uma realidade de volta às aulas presenciais em meio à pandemia. Algumas das soluções propostas e reproduzidas dentro do game foram a disponibilidade de álcool em gel nas portarias da faculdade e entradas das salas internas, o distanciamento de alunos através de demarcação dentro destes espaços, limitação da quantidade de pessoas dentro da faculdade, dentre outras.

Os vídeos dos trabalhos estão disponíveis abaixo:

Grupo 1 | Grupo 2 | Grupo 3 | Grupo 4

Grupo 5 | Grupo 6 | Grupo 7 | Grupo 8

Minecraft Education Edition

O Minecraft Education Edition é uma versão do game de blocos desenvolvida para ser utilizada em sala de aula, com o intuito de tornar o aprendizado mais interessante e divertido para os alunos, estimulando a criatividade. A fundo, o game é muito parecido com a versão original, apenas contendo algumas pequenas modificações para torná-lo mais didático e apresentável, dando controle do mapa para os professores e liberdade para criar um tema educativo de acordo com o conteúdo trabalhado dentro de classe. A Microsoft, detentora dos direitos do game, tem estimulado instituições do mundo inteiro a utilizarem o Minecraft Education Edition como uma forma de inovação de ensino durante o estado de isolamento social.