Competição de Pontes: relembre as principais dúvidas esclarecidas no meet up

A etapa final da I Competição de Pontes de Palito da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) está se aproximando – os testes de carga serão realizados no dia 27 de outubro, às 8h, na sede da Escola. Mais de 100 alunos participam da atividade, divididos em 25 equipes. Confira abaixo os principais pontos discutidos no meet up promovido pela comissão organizadora:

Apoio

A ponte será posicionada entre dois suportes com distância de 70 cm, podendo atingir o tamanho máximo de 80 cm. “Ou seja, é importante ter um pouco mais de 70 cm para não passar direto pelo vão”, reforçou o professor Rodrigo Miranda.

Cola

As equipes podem usar qualquer tipo de cola, desde que seja apenas para unir os palitos de picolé. Não é permitido cobrir todo o palito com cola. Os palitos podem ser cortados ou partidos.

Suporte

As equipes devem providenciar um suporte onde será colocado o peso para o teste de carga. “Esse suporte deve ser simples e projetado apenas para suportar um gancho tipo ‘S’. Não pode ser um suporte de distribuição de forças”, explicou Rodrigo.