Alunos do 3º período apresentam projetos inovadores e dão exemplo de empreendedorismo

Por Patrícia Almada
Repórter DomTotal

Imagine criar um produto de engenharia inovador. Um projeto que englobe sustentabilidade, aptidões de apresentação e desenvoltura para vender o produto.

Com todas essas ideias, os alunos do 3º período de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de Minas Gerais apresentaram na noite desta sexta-feira (29), através da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, seus modelos de negócios como projeto final.

Ao longo do curso, eles se dividiram em equipes e foram estimulados a modelar e simular uma nova empresa. Foram utilizadas ferramentas de apoio como o Canvas Bussiness Model e Mínimo Produto Viável.

Para o professor da disciplina, Matheus Bernardes, o evento tem grande importância pedagógica, além de estimular os alunos a desenvolver habilidades de venda e marketing dos projetos.

“Estamos encerrando o curso de empreendedorismo e inovação coroando com este evento onde os alunos têm a oportunidade de vender uma ideia do modelo de negócio para os colegas e também para uma banca externa. Existem também objetivos secundários de integração, de treinar habilidades de apresentação, negociação e persuasão que vão compor as competências dos alunos para que assim eles possam estar preparados para o mercado de trabalho”, disse.

Os alunos foram avaliados por quatro profissionais que deram dicas e fizeram perguntas aos grupos. São eles: Gustavo Sobrinho, consultor de negócios, Manuela Abreu, vencedora de um programa de startup na área de engenharia, Júlio César, investidor na área de startup e o pró-reitor de pesquisa da Instituição, Jose Antonio de Sousa Neto.

O grupo que falou sobre contêineres foi o vencedor da noite.

Confira as fotos!