Estudantes da EMGE visitam o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear

Atividade demonstrou as diversas aplicações da energia nuclear nos campos da química, medicina, engenharia e produção industrial, com enfoque na sustentabilidade

Graduandos do primeiro período de Engenharia Civil da EMGE – Escola de Engenharia de Minas Gerais realizaram uma visita técnica nessa terça-feira (05) ao Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), uma das unidades de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A atividade foi produzida e acompanhada pela professora Aline Oliveira, coordenadora do Curso de Engenharia Civil da EMGE.

Confira vídeos no Instagram Stories!

“Durante a visita técnica, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer uma área de atuação para a Engenharia Civil ainda pouco explorada e com grande potencial. Eles foram apresentados a inúmeras aplicações benéficas da engenharia nuclear e ao universo da Pesquisa. Sem dúvida, foi uma experiência diferente e enriquecedora”, destacou Aline.

Clédola detalhou processos do descarte adequado de rejeitos nucleares

Na palestra inicial, o grupo teve oportunidade de saber mais da história e atividades do CDTN com a tecnologista Suely Epsztein Grynberg, doutora e mestre em Física pela UFMG. Coordenadora do Núcleo de Comunicação do CDTN, Suely detalhou as atividades desempenhadas pelo centro, em especial a produção de radiofármacos utilizados pela medicina em exames de imagem.

Na sequência, os estudantes visitaram o Laboratório de Gerência de Rejeitos Nucleares, sendo recebidos pela tecnologista Clédola Cássia Oliveira de Tello. Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal de Minas (UFMG), Clédola detalhou processos do descarte adequado de rejeitos nucleares. Tal atividade se encontra em sintonia com os conceitos de sustentabilidade, um dos eixos direcionadores da EMGE.

Laboratório de Irradiação Gama (LIG) do CDTN

A visita ao ao Laboratório de Irradiação Gama (LIG) do CDTN. O equipamento possui uma fonte de material radioativo Cobalto-60, instalado com uma casa-mata com dezenas de equipamentos de proteção contra acidentes, incluindo paredes de 1,70m de largura. Os estudantes conheceram mais sobre aplicações da irradiação para o tratamento de alimentos contra pragas, esterilização de produtos médicos, tratamento de sangue e a modificação de pedras e produtos industriais.

Em junho de 2017, alunos da EMGE realizaram visita semelhante ao local, veja como foi a atividade!

Texto e Fotos: Thiago Ventura/DomTotal