Calouros participam de atividades de recepção

A Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) preparou uma programação especial para receber os calouros do 1º semestre de 2018. As atividades foram realizadas nesta quinta-feira (8), no auditório, com acolhida da professora Anacélia Santos Rocha, pró-reitora de Ensino. “É com muita alegria que damos início a mais um semestre letivo, acolhendo os novos alunos. Além das boas vindas, vamos apresentar hoje alguns esclarecimentos sobre os Encontros Acadêmicos, os laboratórios, a plataforma Fluig, entre outros temas, para que vocês conheçam melhor a instituição”, afirmou Anacélia.

Contexto Histórico

A primeira palestra foi realizada pelo professor Francisco Haas, pró-reitor de Extensão, que representou o reitor Franclim Brito. Para contextualizar a criação da EMGE, Francisco Haas apresentou a história da Companhia de Jesus e sua atuação no setor educacional. Atualmente, a rede Jesuíta possui mais de dois mil colégios e 200 universidades espalhadas em todo o mundo. “A EMGE faz parte dessa rede. Recebemos conceito máximo do MEC na aprovação dos cursos e continuaremos a busca pelo magis”, afirmou Francisco Haas.

O pró-reitor falou também sobre a Unidade II, localizada na Rua Álvares Maciel número 530, que será inaugurada neste mês. O espaço abrigará as atividades da Extensão da Escola, como o Ecos, o Afrodom, a Assessoria Jurídica, a Associação de Alunos e o Escritório Modelo. Dessa forma, o campus localizado em Casa Branca, no município de Brumadinho, será agora a Unidade III, um lugar fantástico que onde os calouros e alunos farão os encontros acadêmicos.

Nova metodologia

A nova Metodologia de Ensino, em processo de implantação, foi um dos temas em destaque no evento. “Esta metodologia é a última novidade com relação ao processo de ensino-aprendizagem e vocês terão o prazer desfrutá-la aqui na EMGE”, destacou a professora Anacélia.

Em seguida, passou a palavra para o professor Adair Rocha, do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), que deu prosseguimento à palestra. De acordo com o professor, o principal objetivo da nova metodologia é promover o aprendizado por meio da maior atividade e engajamento discente, estimulando o estudante como sujeito ativo na construção no conhecimento.

A recepção aos calouros contou ainda com palestra sobre o Portal Acadêmico, ministrada pelo professor Cristiano Lacerda, gerente de Tecnologia da Informação.