Projeto de Física: Eficiência das roldanas na prática

Projeto da disciplina Física 1, orientado pelo professor Sérgio Vieira e desenvolvido pelos alunos da turma CIVI2NB do segundo período de Engenharia Civil EMGE/2017: Fabrício, Joyce, Jônatas e Halbert.

O projeto teve como objetivo ilustrar o conteúdo visto nas aulas de Física I com o professor Sérgio Vieira em que foi possível demonstrar a possibilidade de desviar a trajetória de um objeto ou levantar uma determinada carga com esforços reduzidos, por meio de cabos e roldanas. Esse processo com sistema de roldanas é utilizado na construção civil em canteiros de obra para içamento de peças e materiais.

Estudamos, durante as aulas teóricas, que a utilização de roldanas fixas e móveis possibilita a redução da força necessária para elevar uma carga. Cada roldana móvel introduzida ao sistema deve reduzir a força pela metade. Então, resolvemos testar se isso funcionaria na prática.

No sistema criado para apresentação em sala, foi introduzida uma roldana fixa e duas móveis, com o objetivo de levantar um determinado corpo de massa igual a 0,60 Kg. De acordo com os cálculos, a força aplicada deveria ser quatro vezes menor quando comparada à utilização de apenas uma roldana. De fato, a teoria foi comprovada. Para levantar esse corpo seriam necessários 6N (Newtons) no sistema comum e utilizamos 1,5 N no sistema com duas roldanas móveis. Assim demonstrando fisicamente o que foi exposto pelo professor através de cálculos: podemos usar sistemas como esse para reduzir esforços em muitas áreas do nosso cotidiano.